Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde assume presidência do Fórum dos Conselhos Superiores de Justiça da CPLP

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – Cabo Verde foi designado, esta quarta-feira, 12, para presidir ao recém-criado Fórum dos Conselhos Superiores de Justiça da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) para o biénio 2021-2023.

Conforme um comunicado do Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ) de Cabo Verde, a decisão saiu da primeira Cimeira dos Presidentes dos Conselhos Superiores de Justiça que se realizou esta quarta-feira em formato “online” devido à situação pandémica.

De acordo com a mesma fonte, o encontro tinha como ponto principal a aprovação do estatuto do Fórum, que foi concretizada por unanimidade. Igualmente, ficou decidido que a sede da Comissão Permanente ficará em Portugal, país que também foi nomeado para designar o primeiro secretário-geral da organização.

Para a próxima cimeira, cuja data ainda não foi divulgada, vai ser debatido “O Impacto das novas tecnologias na organização, formação e gestão judiciária”, tema proposto por Cabo Verde, tendo sido eleito como áreas de interesse comum as novas tecnologias e a formação de magistrados e profissionais da área judicial.

O Fórum dos Conselhos Superiores de Justiça da CPLP é uma organização de cooperação internacional entre os órgãos de gestão judiciário desses países, criado com o objectivo de defender a independência do poder judicial.

Visa ainda promover o intercâmbio de experiências e informações nas áreas de formação dos juízes, na organização e gestão judiciaria, da actividade inspectiva e disciplinar no âmbito da judicatura, da autonomia administrativa e financeira dos Conselhos Superiores de Justiça e da modernização dos serviços com o recurso às tecnologias de informação e comunicação.

O fórum visa, igualmente, estimular o diálogo entre os respectivos Estados Membros, quanto à missão dos respectivos Conselhos Superiores e incentivar a partilha de base de dados de jurisprudências dos Estados Membros.

São órgãos constituintes do Fórum, o Presidente do Fórum, assumido pelo actual presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Cabo Verde, Bernardino Delgado, a Cimeira de Conselhos Superiores de Justiça da CPLP e a Comissão Permanente dos Conselhos Superiores da Justiça da CPLP.

Ao presidente compete, de entre outros aspectos, representar, interna e externamente o Fórum, marcar a data da Cimeira dos Conselhos Superiores de Justiça da CPLP, sugerindo o número de participantes por delegação, presidir e dirigir os trabalhos da Cimeira e submeter o projecto da ordem de trabalhos para cada biénio, à aprovação dos restantes membros

MJB/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos