Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde assinala Dia Internacional do Estudante com institucionalização do Dia Nacional na agenda

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – A Federação e Associações de Estudantes Universitários reuniram-se hoje, na Praia, com estudantes de vários níveis educacionais para assinalar o Dia Internacional dos Estudantes e reunir documentos para entregar ao parlamento visando a institucionalização do Dia Nacional do Estudante.

Em declarações à Inforpress, a presidente da Associação para a Promoção do Património Educacional Cabo Verde (ASPPEC)/Museu de Educação, Clara Marquês, disse que a data que se assinala, pela primeira vez no país, além de ajudar para institucionalização do dia nacional, tem ainda como propósito reflectir sobre os problemas dos estudantes e das suas escolas.

“A ideia é institucionalizar a data, pelo que já se deu alguns passos no sentido de se preparar os documentos necessários para o referido procedimento. Assim, está previsto, sábado, 17, a realização de uma assembleia-geral para que possamos ter uma declaração da Praia, que será anexada aos documentos que pretendemos entregar a Assembleia Nacional para solicitar a institucionalização da data”, explicou.

Antes da entrega dos documentos à Assembleia Nacional, lembrou que é necessário a criação de associação de estudantes em todas as escolas secundárias do país para que este depois possam refletir sobre várias datas e escolher a que melhor servirá para “espelhar” o Dia Nacional.

Para isso, adiantou Clara Marques, vai ser criado uma comissão que irá analisar as datas e escolher o que melhor sentido e significado terá para o Dia Nacional, pois sublinhou, os estudantes também fazem parte desta sociedade e têm uma palavra a dizer.

Ainda segundo uma das promotoras do evento, o encontro de hoje, que antecede a data que se assinala o Dia Internacional dos Estudantes, 17 de Novembro, tem como propósito fazer com que estes possam reflectir sobre a vida estudantil e os problemas inerentes a educação visto serem o “futuro da amanhã e a esperança da nação e das comunidades”.

O Dia Mundial dos Estudantes, assinalado a 17 de Novembro lembra o sucedido de 1939, dia em que um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia lutou heroicamente contra as tropas nazis que atentavam contra a liberdade do povo deste país.

Segundo reza a história, as universidades do país foram fechadas na madrugada de 17 de Novembro e as forças nazis invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos matando dirigentes e levando centenas de estudantes para campos de concentração.

A data foi institucionalizada em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes (a actual União Internacional de Estudantes), com delegados de 26 países, para uma celebração não política, mas sim multicultural.

O dia, a nível mundial, é aproveitado para promover encontros entre estudantes de diferentes nacionalidades e para enaltecer a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade.

Em Cabo Verde a celebração da data esta a ser promovida pela Federação das Associações de Estudantes Universitários de Cabo Verde (FAEUCV) e a Associação para Promoção do Património Educacional Cabo Verde (ASPPEC) /Museu de Educação.

PC

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos