Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto para Educação, Amadeu Cruz, participa de hoje a sexta-feira, 30, na Cimeira Inovation África 2018, em Zimbabwe, onde deverá apresentar a experiência cabo-verdiana em matéria de utilização das TIC na educação.
O encontro, um fórum ministerial de alto nível, que já vai na sua oitava edição, e que conta com o alto patrocínio do governo zimbabuano, reúne delegações de dezenas de países africanos, na sua maioria chefiada pelos chefes do Governo, para uma troca de informações sobre o estado da inovação em África.
Segundo Amadeu Cruz, é também uma forma de mobilizar a comunidade internacional para apoiar África no seu esforço de inovação e em matéria de educação, do ensino superior e da ciência.
O governante cabo-verdiano foi convidado a participar como orador numa mesa redonda sobre a “utilização da tecnologia nas salas de aula e literacia digital para estudantes africanos”, durante a qual vai apresentar a experiência cabo-verdiana em termos de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação.
“Vou falar da experiência cabo-verdiana, tendo em conta todo o percurso desde o programa “mundu novu” que, entretanto, foi substituído, mas que teve o seu impacto em Cabo Verde e de outras iniciativas que temos agora”, disse em conversa telefónica com a Inforpress a partir de Harare.
Hoje aconteceu a cerimónia de abertura presidida pelo Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, que declarou o compromisso do seu país com a inovação e a transformação educacional do país e da África.
MJB/CP
Inforpress/fim