Cabo Verde apresenta candidatura a vice-presidência da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, já formalizou a sua candidatura a IV vice-presidente da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), que se realizará em Djibuti, nos dias 9 e 10 de Maio.

Segundo apurou a Inforpress junto da responsável do COC, o veredicto será conhecido em apresentação pública da assembleia-geral da realização dos Jogos Africanos de Praia, na qual o Governo far-se-á representar pelo ministro dos Desportos, Fernando Elísio Freire, neste país africano.

De acordo com Fortes, esta candidatura surgiu a pedido de vários países da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, aquando da realização do I Fórum Nacional Mulher e Desporto, realizado semana passada na Cidade da Praia, e que terminou com o “Worhshop Liderança Feminina no Desporto”.

Este workshop envolveu representantes de todas as ilhas de Cabo Verde e dos países da Zona II africana, com o propósito de as empoderar para que consigam assegurar cargos de liderança nas organizações desportivas nos seus países, visando pôr cobro a disparidade do número de homens e mulheres nas instituições do sector.

Durante o acto da abertura deste evento, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, revelou que o Governo vai introduzir políticas públicas e medidas proactivas de sensibilização e socialização que permitam uma maior participação das mulheres na liderança das federações e associações desportivas e na gestão das infra-estruturas.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos