Cabo Verde adopta sistema de Publicações de Informação Aeronáuticas Electrónico (e-AIP)

Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) – Cabo Verde acaba de adoptar o sistema de Publicações de Informação Aeronáuticas Electrónico (e-AIP) que contém informações “determinantes” para a navegação aérea, segundo informações da Agência de Aviação Civil (AAC).

O AIP Electrónico (e-AIP), de acordo com a mesma fonte, consiste num sistema aprovado pela Autoridade de Aviação Civil o qual agora Cabo Verde disponibiliza através de uma base de dados e “vem trazer mais versatilidade aos operadores aéreos na planificação das suas rotas e itinerários, com ganhos de tempo e de recursos materiais para os mesmos”.

“Num momento em que cada vez mais companhias aéreas já dispõem de capacidade de documentação electrónica (mala electrónica de voo), a introdução do AIP electrónico vai tornar mais célere os procedimentos de actualização e busca rápida de documentação pelas tripulações de voo e pelos oficiais de operações de voo”, esclarece.

A Publicação de Informação Aeronáutica, segundo a AAC, contém detalhes dos regulamentos da aviação civil, procedimentos e outras informações pertinentes à actividade de navegação aérea, tanto no espaço aéreo da Região de Informação de Voo (FIR do SAL), quanto nos aeródromos de Cabo Verde.

O e-AIP entra em efectividade a 19 de Maio de acordo com o ciclo de Regulação e Controlo de Informação Aeronáutica (AIRAC) da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

ET/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos