Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde acolhe “workshop” da Internacional Educação sobre “Género e Liderança” para sindicato de professores dos PALOP (c/áudio)

Cidade da Praia, 18 Jan. (Inforpress) – A Internacional Educação (IE) realiza, na Cidade da Praia, um “workshop” sobre “Género e Liderança para sindicato de professores dos PALOP), visando a promoção da igualdade de género e fortalecimento dos sindicatos da Educação dos países membros.

Segundo o membro do secretariado executivo da IE em Cabo Verde, Abraão Borges, este evento, que decorre deste sexta-feira, inicialmente agendado para ser realizado em Angola, conta com a parceria da Federação Cabo-Verdiana de Professores (FECAP), enquadra-se nas actividades da Internacional Educação para a África, e debruça-se no papel do género, principalmente no poder da mulher na liderança.

O “workshop” conta com a participação do sindicato dos professores de toda a África lusófona, e pretende-se com esta acção empoderar as mulheres para a liderança no feminino, extensivo a outros serviços como parlamentos e câmaras municipais, em busca de uma nova realidade, com o argumento de que a grande maioria destes sindicatos é comandada pelos homens.

Guiné-bissau, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe juntam-se a Cabo Verde nesta formação que decorre deste sexta-feira, pelo que a organização fez questão de assegurar que “o sucesso está garantido com o fortalecimento da rede de mulheres no sindicato em áfrica e principalmente nos PALOP.

A partir deste “workshop”, explicitou Borges, os participantes terão a missão de fortalecer a rede a sair deste colóquio, de forma que PALOP possa ter “lugar, vez e voz” na Internacional Educação.

Isto para fazer valer o peso da FECAP na direcção desta internacional em África, razão pela qual indaga Abraão Borges o porque das mulheres não puderem integrar esta direcção.
Este Workshop está a ser ministrado pela Coordenadora da IE-África, Anais Anais Dayamba.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos