Cabo Verde acolhe “workshop” da Internacional Educação sobre “Género e Liderança” para sindicato de professores dos PALOP (c/áudio)

Cidade da Praia, 18 Jan. (Inforpress) – A Internacional Educação (IE) realiza, na Cidade da Praia, um “workshop” sobre “Género e Liderança para sindicato de professores dos PALOP), visando a promoção da igualdade de género e fortalecimento dos sindicatos da Educação dos países membros.

Segundo o membro do secretariado executivo da IE em Cabo Verde, Abraão Borges, este evento, que decorre deste sexta-feira, inicialmente agendado para ser realizado em Angola, conta com a parceria da Federação Cabo-Verdiana de Professores (FECAP), enquadra-se nas actividades da Internacional Educação para a África, e debruça-se no papel do género, principalmente no poder da mulher na liderança.

O “workshop” conta com a participação do sindicato dos professores de toda a África lusófona, e pretende-se com esta acção empoderar as mulheres para a liderança no feminino, extensivo a outros serviços como parlamentos e câmaras municipais, em busca de uma nova realidade, com o argumento de que a grande maioria destes sindicatos é comandada pelos homens.

Guiné-bissau, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe juntam-se a Cabo Verde nesta formação que decorre deste sexta-feira, pelo que a organização fez questão de assegurar que “o sucesso está garantido com o fortalecimento da rede de mulheres no sindicato em áfrica e principalmente nos PALOP.

A partir deste “workshop”, explicitou Borges, os participantes terão a missão de fortalecer a rede a sair deste colóquio, de forma que PALOP possa ter “lugar, vez e voz” na Internacional Educação.

Isto para fazer valer o peso da FECAP na direcção desta internacional em África, razão pela qual indaga Abraão Borges o porque das mulheres não puderem integrar esta direcção.
Este Workshop está a ser ministrado pela Coordenadora da IE-África, Anais Anais Dayamba.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos