Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde acolhe o I Congresso Olímpico da Lusofonia e Assembleia-geral da ACOLOP

Cidade da Praia, 08 Set. (Inforpress) – O I Congresso Olímpico da Lusofonia e a Assembleia-geral da Associação dos Comité Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP) realiza-se, a 14 e 15 deste mês, na Cidade da Praia e reúne representantes dos Comités Olímpicos, membros associativos e especialistas.

De acordo com informações avançadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), pretende-se com este congresso criar novas visões estratégicas dos Comités Olímpicos Nacionais, voltados à igualdade de género e diversidade no desporto, à colocação dos atletas no Centro do Movimento Olímpico e aos programas baseados em consórcios e financiamento internacional.

Sob o tema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”, o Congresso Olímpico da Lusofonia tem, ainda, como principal objectivo desencadear um movimento regional que conduza ao envolvimento de um número crescente de pessoas nos princípios e valores do Olimpismo ao serviço do desenvolvimento do desporto e do País.

Os Congressos Olímpicos são realizados para discutir as principais questões desportivas e afiguram-se como uma tradição que vem das origens do Movimento Olímpico (MO) Moderno, quando Pierre de Coubertin, 23 de Junho de 1894, durante o primeiro Congresso Olímpico realizado na Sorbonne em Paris, desencadeou a fundação do Comité Olímpico Internacional.

A acompanhar este congresso os membros da ACOLOP reúnem-se na sua Assembleia-geral, que decorre já no dia 14, evento no qual está previsto a discussão de vários assuntos ligados à gestão da associação bem como de diferentes projectos.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos