Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Cabo Verde acolhe em Novembro “Morabeza-Festa do Livro”- um evento literário dos Países de Língua Portuguesa

 

Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – A Cidade da Praia vai acolher a primeira edição da “Morabeza-Festa do Livro”, um evento literário dos Países de Língua Portuguesa (PALOP) que se realiza de 30 a 05 de Novembro.

Segundo nota de imprensa do Gabinete do Governo, “Morabeza-Festa do Livro” terá uma significativa concentração de talento, tendo em conta que vai acolher vencedores de prémios literários nacionais e internacionais, para sete dias de debate e descoberta da cultura cabo-verdiana, seja na escrita, na música ou nas artes plásticas.

“Esta festa do livro terá também uma forte componente de envolvimento com a população local, desenvolvendo atividades de promoção da leitura na comunidade escolar, bem como a aproximação ao livro, através da realização de uma feira”, lê-se na nota a que a Inforpress teve acesso.

O evento, promovido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas contará com cerca de 40 escritores convidados, entre outras figuras e artistas que participarão em mesas de debate, concertos, sessões de poesia, acções de formação e visitas a escolas.

Esta primeira edição da “Morabeza-Festa do Livro” vai contar com a presença de vários escritores cabo-verdianos e da Comunidade da CPLP, nomeadamente Arménio Vieira, Germano Almeida, Osvaldo Osório, Vera Duarte, Dina Salústio, Joaquim Arena, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, entre outros.

“Morabeza-Festa do Livro”, que receberá também escritores oriundos da África, Ásia e Europa, pretende assumir-se como um ponto de ligação entre os vários continentes onde a expressão portuguesa está presente e viva, através de parcerias com o Festival Rota das Letras (Macau), o Festival da Palavra (Porto Rico e Nova Iorque) e o LeV-Literatura em Viagem (Matosinhos), explica a nota de imprensa.

“Mais do que um encontro de escritores, esta festa literária procura ser um palco internacional para a produção literária cabo-verdiana e para o desenvolvimento do meio editorial local”, sublinha a mesma fonte, indicando que a programação do evento incluirá sessões nas escolas e universidades, bem como acções de formação vocacionadas para profissionais e futuros profissionais do sector editorial e livreiro.

Entre os temas de trabalho e debate com profissionais e estudantes, durante o encontro, estará a definição de uma estratégia de promoção da literatura cabo-verdiana além-fronteiras, diz a nota de imprensa em apreço.

A Biblioteca Nacional de Cabo Verde e o Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL), são os palcos escolhidos para acolher a primeira edição da Morabeza-Festa do Livro.

JL/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos