Cabo Verde abre novo Consulado Honorário em Budapeste

Cidade da Praia, 28 Jun (Inforpress) – O Governo informou esta quinta-feira em comunicado de imprensa que foi inaugurado o novo Consulado Honorário da República de Cabo Verde em Budapeste, na Hungria, que irá ser chefiado por Péter Antal Vándor.

De acordo com o comunicado do Governo, Péter Antal Vándor,  antigo diplomata das Nações Unidas, foi nomeado cônsul honorário de Cabo Verde na Hungria, em Março deste ano.

A abertura deste consulado, avança a mesma fonte, visa “estreitar ainda mais” o relacionamento institucional e comercial entre Cabo Verde e a Hungria, que mantém laços diplomáticos desde os anos 1970.

Natural da cidade de Zirc, Hungria, Peter Vandor trabalhou ao serviço da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) tendo sido, inclusive, representante da FAO em Cabo Verde, entre 1990-1996.

Durante o seu mandato, foi responsável pela gestão e implementação de programas de desenvolvimento da FAO em Cabo Verde no domínio da agricultura, segurança alimentar, silvicultura e pescas.

O novo cônsul  tem actualmente 72 anos e fala fluentemente húngaro (magyar), inglês, francês, alemão, italiano e português e é empresário e quadro de direcção da Empresa ‘VnV ATS Hungary’, “conceituada” nos ramos da contabilidade, auditoria e consultoria tributária.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do embaixador Suha György, comissário ministerial, chefe do Departamento de Assuntos Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Húngaro.

O acto oficial de inauguração constituiu ainda ocasião para o cônsul honorário Peter Vándor divulgar o evento ‘Cabo Verde Investment Forum’, que terá lugar no  do Sal nos próximos dias 1,2 e 3 de Julho, e sensibilizar empresários húngaros para a sua participação.

CM/AA

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos