Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

BVC faz apresentação pública do regulamento do prémio nacional de jornalismo financeiro

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) faz hoje a apresentação pública do regulamento do prémio de jornalismo financeiro que visa promover e estimular o engajamento dos profissionais da comunicação social através do estudo e da investigação.

Em nota informativa enviada à redacção da Inforpress, a BVC diz reconhecer e valorizar o papel “relevante e insubstituível” da comunicação social enquanto parceira de primeira linha neste desafio que é de toda a sociedade cabo-verdiana, e pretende estabelecer com o sector uma relação mais próxima e profícua, tendo sempre presente o interesse público inerente à actividade da comunicação social.

“Neste contexto, é instituído o prémio jornalismo financeiro, de periodicidade anual, atribuído mediante concurso, dirigido aos profissionais da comunicação social nacional, que exerçam legalmente as funções, no território nacional”, lê-se na nota.

O prémio conta com a parceria da Associação Sindical dos Jornalistas Cabo-verdianos (AJOC) e visa promover e estimular o engajamento dos profissionais da comunicação social, através do estudo, da investigação e do acompanhamento regular do mercado de bolsa, produzindo conteúdos suscetíveis de contribuir para a educação financeira da sociedade.

O prémio será de caracter monetário, ainda que simbólico ao nível dos montantes.

Para o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, a promoção da educação e literacia financeira constitui uma das acções prioritárias do plano de acção BVC, já que a mesma constitui uma das condições essenciais para se ter uma vida economicamente equilibrada e com margem para a poupança e para o investimento. 

“A BVC tem em curso um ambicioso programa de promoção da educação e literacia financeira, traduzido, essencialmente, em acções formativas e informativas dirigidas à sociedade no país e na diáspora, em particular a determinados grupos como estudantes e jovens no geral”, apontou.

Em funcionamento desde Maio de 1998, a BVC é a entidade gestora do mercado de valores mobiliários e dos sistemas centralizados e de liquidação.

A entidade conta com 198 títulos cotados entre acções, obrigações e títulos de tesouro, com capitalização bolsista a ultrapassar os 60% do produto interno bruto (PIB), conforme dados de Março de 2021.

AV/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos