Cidade da Praia, 10 Ago (Inforpress) – A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) procedeu hoje, na cidade da Praia, à apresentação dos resultados da oferta particular de subscrição de empréstimos obrigacionista ao International Investment Bank (iiB) em 230 milhões de escudos.
Com uma maturidade de 10 anos e uma taxa de juros, variável, à volta de 3,25% , o preço de aquisição foi de mil escudos por cada obrigação, tendo como destinatários os investidores qualificados.
Pretende-se com este empréstimo obrigacionista, possibilitar a participação de investidores na performance da instituição através de um instrumento híbrido, com reforço dos fundos próprios complementares do Banco.
O administrador executivo da BVC, Edney Cabral, considerou um sucesso esta oferta particular pelo montante angariado, enquanto prova de grande confiança no sistema financeiro cabo-verdiano e no iiB.
O presidente da comissão executiva do iiB, Francisco José Ferreira, referiu que esta emissão constitui um instrumento que este banco pôs à disponibilidade, dado ao interesse de investidores qualificados, em participarem da história que tem vindo a ser trilhada por esta instituição nos últimos exercícios.
José Ferreira afirmou que o iiB já tem produtos inovadores a serem emitidos a partir da cooperação estabelecida com a BVC, que se desenvolva na capacidade de estabelecer o enquadramento regulatório mais adequado e que proteja, não só os emissores, mas também os investidores para que, em segurança, as partes possam trazer produtos de valor acrescentado ao País.
Já o presidente do conselho de administração da BCV disse que esta oferta particular de obrigações subordinadas, já conta com aspectos inovadores, salientando que pela primeira vez no mercado cabo-verdiano, o investidor poderá receber uma remuneração adicional, determinada em função de certos aspectos da performance do iiB-CV.
Miguel Monteiro realçou que esta foi a sexta série de obrigações emitidas no ano em curso, seguida dos Correios de Cabo Verde (105 mil contos), Morabi (100 mil contos) e A.C.E. PRRA (1.7 milhões de contos ), CV Telecom (300 mil contos) e município de São Domingos (160 mil contos).
Com esta operação do iiB, o BVC, considerou, já mobilizou este ano cerca de 2.6 milhões de contos em operações de financiamento obrigacionista, pelo que Miguel Monteiro reforçou o compromisso da instituição em atingir pelo menos dez emissões até ao final do ano.
A cerimónia foi ainda oportunidade de assinatura de um memorando de entendimento entre a BVC e o iiB com o intuito de assegurar a realização de contactos entre as duas instituições, face ao entendimento mútuo no desenvolvimento do mercado de capitais, na criação de instrumentos inovadores e na promoção da educação literacia financeira.
SR/HF
Inforpress/Fim