Britadeira de São Filipe: PAICV defende equilíbrio sócio-ambiental com a preservação da saúde e extração de inertes

Cidade da Praia, 02 Mar. (Inforpress) – O grupo parlamentar do PAICV defendeu hoje um equilíbrio sócio-ambiental, a preservação da saúde com a extração de inertes, na britadeira de São Filipe, enquanto uma actividade importante para a construção e do próprio desenvolvimento do país.

Na qualidade do porta-voz dos deputados do maior partido da oposição, Carlos Tavares manifestou esta preocupação à Inforpress, no término de uma visita de trabalho do grupo a Achada de São Filipe, na cidade da Praia, onde a população reclama da emissão de poeiras e ruídos motivados pela extração de inertes numa britadeira ali instalada.

O parlamentar explicou que os habitantes, sobretudo os mais próximos da área de extração, tanto adultos como crianças, queixam-se de problemas respiratórios, para além de danificação de vestuários por causa de fumosidades.

Carlos Tavares diz ainda acreditar que por altura da avaliação do impacto ambiental desta actividade, os impactos negativos foram levados em conta, no quadro de um conjunto de medidas para diminuir os impactos adversos.

Neste sentido, exortou às autoridades, nomeadamente o Ministério do Ambiente e a Direcção Nacional do Ambiente, no sentido de se inteirar junto da população e sensibilizar a empresa em causa, no sentido de avaliar até que ponto as medidas traçadas no campo do impacto ambiental estão sendo rigorosamente respeitadas.

O controlo de segurança, tratamento de resíduos e o próprio licenciamento da empresa foram apontados pelo parlamentar como sendo essencial para se aperceber deste imbróglio, razão pela qual considerou necessária a realização de um debate profundo sobre toda esta problemática da sustentabilidade da actividade extractiva em Cabo Verde.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), avançou, vai envidar esforços para reunir-se com as autoridades, para transmitir as preocupações dos moradores e auscultar a opinião dos poderes sobre esta matéria, já que, atestou, a reivindicação da população é grande, “já que todo o tratamento associado à questão respiratória tem custo.”

Os parlamentares inteiraram-se, ainda esta tarde, das preocupações dos habitantes da Jamaica, uma das mais novas localidades surgidas a partir da clandestinidade nesta urbe, onde disse ter constacato a satisfação da população face a construção da estrada de acesso, uma obra municipal que permite a circulação de pessoas e transportes.

Construção de uma praceta e melhorias de um campo de futebol, o desemprego e a melhoria de seguimento às adolescentes afiguram-se de entre outras questões de carácter social que mereceram atenção destes deputados nacionais que prometem levar essas preocupações para junto das autoridades locais e nacionais, no sentido de uma resolução.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos