Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) – O presidente da Bridgewater State University (BSU) disse hoje que a visita dos deputados estaduais e senadores estaduais a Cabo Verde visa descobrir como beneficiar a diáspora, mas também o povo cabo-verdiano.
Frederick Clark fez essa afirmação em declarações à imprensa, após reunir-se com o Presidente da República no âmbito da visita a Cabo Verde, que decorre de 01 a 09, de uma delegação norte-americana com cerca de 20 pessoas, entre eles membros da universidade, representantes do Estado de Massachusetts e elementos da comunidade de Brockton.
“Conversamos sobre a nossa parceria de há mais de 20 anos e sobre o que podemos fazer juntos, para beneficiar não apenas a diáspora, mas o povo de Cabo Verde. Isso é realmente o que queremos”, disse.
Segundo Frederick Clark, a conversa com o chefe de estado focou-se na forma como a Bridgewater State University poderá continuar a sua parceria com a Universidade de Cabo Verde, assim como o trabalho que poderem fazer a nível do sistema escolar do ensino básico e secundário.
A intenção, segundo disse, é fazer parcerias com o sistema escolar cabo-verdiano e americano, reunindo alunos para que possamos aprender uns com os outros.
Na sua declaração à imprensa, mencionou ainda outros projectos que a Bridgewater State University pretende desenvolver nas áreas de sustentabilidade e segurança cibernética, em parceria com instituições do Ensino Superior.
Referiu ainda que a delegação americana vai analisar com os líderes do Governo e municipais a possibilidade de alguma parceria, já que a missão da Bridgewater State University esteve em Cabo Verde há cerca de três anos.
“A nossa visita a Cabo Verde é símbolo de reforço da colaboração entre Brockton, a Bridgewater University, com a Universidade de Cabo Verde, visando incitar o nosso relacionamento, visto termos um instituto de estudos cabo-verdianos liderado por Angelo Barbosa”, frisou.
O fomento das relações é, segundo Frederick Clark, uma das razões pelas quais continuam a voltar a Cabo Verde com educadores, líderes do ensino superior, funcionários do governo de Massachusetts e também líderes empresariais.
Fazem parte da delegação americana deputados estaduais, senadores estaduais, um presidente de um banco, e, para muitos deles, representam milhares e milhares de Cabo Verde e da diáspora, sendo que muitos nunca estiveram no País.
PC/JMV
Inforpress/Fim