Brexit: Retomadas as negociações, “tempo está a esgotar-se”, avisa UE

 

Bruxelas, 09 Nov (Inforpress) – As negociações de saída do Reino Unido da União Europeia foram hoje retomadas, alertando Bruxelas que é necessário um acordo sobre os termos do divórcio até ao fim deste mês, para iniciarem as conversações comerciais impacientemente exigidas por Londres.

A sexta ronda de negociações começou esta manhã na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, onde os Estados membros não esconderam crescente preocupação com a fragilidade do seu interlocutor, o Governo conservador da primeira-ministra Theresa May.

Esta sessão será curta e não cria, do lado europeu, expectativas de avanços decisivos: terminará na sexta-feira, com uma conferência de imprensa conjunta do chefe dos negociadores da UE, Michel Barnier, e do seu homólogo britânico, David Davis.

“O tempo está a esgotar-se. Aproxima-se o momento de uma verdadeira clarificação”, avisou hoje Barnier a partir de Roma, onde proferia um discurso, antes de regressar, à tarde, a Bruxelas.

“Fizemos progressos consideráveis nas áreas que contam”, afirmou, em contraste, o ministério britânico encarregado do ‘Brexit’, na sua conta da rede social Twitter, numa mensagem em forma de resposta, acompanhada de um vídeo pormenorizando os compromissos até agora assumidos.

Na véspera, Barnier tinha dito “Ainda não é suficiente”, na mesma rede social, com gráficos de apoio, exigindo “mais avanços nas três questões fundamentais” da actual fase das negociações: o espinhoso acordo financeiro para o ‘Brexit’, os direitos dos estrangeiros europeus e britânicos após a saída, programada para fim de Março de 2019, e as consequências da separação para a Irlanda.

Os 27 recordaram na última cimeira europeia, em Outubro, que seria necessário haver “progressos suficientes” nestas questões para que dessem luz verde a conversações com Londres sobre um período de transição pós-‘Brexit’, desejado por Theresa May, e sobre as suas relações comerciais a longo prazo.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos