Bravenses reúnem-se à volta da fogueira em homenagem à mulher cabo-verdiana

Nova Sintra, 27 Mar (Inforpress) – Bravenses de quase todas as localidades reuniram-se, na tarde de terça-feira, com diversas actividades físicas, jogos tradicionais, aeróbica, fogueira de amizade e serenata, para homenagear as mulheres.

Desde o início do mês de Março, as forças vivas da ilha Brava organizaram-se e uniram-se no sentido de materializar um conjunto de actividades, com vista a “abrilhantar o mês da mulher”.

Na tarde desta terça-feira, o grupo Mexi Mexê deu início às actividades na localidade de Furna, realizando jogos com crianças e uma aula de aeróbica, que acabou por reunir mulheres e crianças de diversas idades.

Dando continuidade, ao anoitecer organizaram uma fogueira de amizade e à sua volta, uma serenata, dando oportunidade a todos e todas que queriam cantar e tocar, embalando-se ao som da morna, coladeira, músicas infantis, entre outros.

Neusa Carvalho, monitora do mexi mexê, demonstrou a sua “gratidão” para com a participação do público, pois, segundo a mesma, desde a existência do grupo e das várias actividades que têm realizado nesta zona, esta é a primeira que teve tanta adesão por parte do público.

Por seu turno, Fernanda Burgo, dirigente do grupo Baianas, também disse estar “satisfeita” com a participação das pessoas na fogueira e na serenata, adiantando que actividades do tipo deveriam e devem ser realizadas com mais frequência, porque assim, as mulheres “saem da rotina do dia-a-dia, passam uma tarde e uma noite diferente e isso faz bem à saúde”.

Raquel Rodrigues, presidente do grupo Mocidade, lamentou a não participação do grupo da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), salientando que estava esperando um maior número de mulheres.

Entretanto, adiantou que é de elogiar o grande número de pessoas presentes, esperando que as próximas actividades possam ser melhores ainda.

O sentimento de “satisfação” também foi demonstrado pelos participantes que ficaram até os últimos instantes.

As actividades continuam hoje, 27 de Março, com palestras, exposições, passeata, entre outras actividades que estão sendo organizadas pelo Mexi Mexê, câmara municipal, Mocidade, Baianas e OMCV.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos