Nova Sintra, 28 Out (Inforpress) – A Organização não Governamental (ONG) “Project Health for Cape Verde”, sediada nos EUA, prepara um conjunto de equipamentos para enviar aos hospitais de Santiago, Fogo e Brava, ainda no decorrer deste ano.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela directora de operações, Elizabeth Moreira, explicando que o projecto esteve no passado mês de Junho em mais uma missão no País, tendo feito uma lista das necessidades a nível de equipamentos em falta nos hospitais.
Sendo assim, realçou que ao regressaram para os EUA procuraram apoios e donativos de forma a organizarem dois contentores que serão enviados brevemente para Cabo Verde, sendo uma para a ilha de Santiago e outro para as ilhas do Fogo e Brava.
Segundo a mesma fonte, no início de 2023 há uma pequena equipa do projecto que pretende vir à ilha Brava e estão a envidar todos os esforços para que os equipamentos cheguem ao País ainda em 2022 para que, quando chegar a equipa, encontrem os equipamentos para trabalharem sem grandes sobressaltos.
Além de doações, o Project Health CV realizou uma gala de angariação de fundos, no passado dia 07 de Outubro, onde a mesma fonte explicou que, além de arrecadar fundos, apresentaram os trabalhos que o Project Health CV tem desenvolvido em Cabo Verde, nomeadamente nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava, onde estão a tentar trabalhar para o desenvolvimento das áreas da saúde e serviço social.
Os fundos arrecadados na gala estão a ser canalizados para a sustentabilidade das missões do Project Health CV e para a aquisição de alguns equipamentos de saúde que são enviados aos hospitais nestas ilhas, mediante coordenação com os responsáveis locais.
Segundo esta responsável, desde 2009 o projecto iniciou as suas missões para Cabo Verde, mas só conseguiram o estatuto de organização sem fins lucrativos em 2015 e desde a sua fundação tem trabalhado para melhorar a saúde em Cabo Verde e actuar principalmente na protecção e tratamento das famílias e crianças de risco.
MC/HF
Inforpress/Fim