Nova Sintra, 22 Jun (Inforpress) – O público bravense e visitantes à ilha nesta época festiva conhecem amanhã, 23, numa exposição na câmara municipal, a primeira colecção dos produtos do projecto Renda Brava.
Em um comunicado enviado à Inforpress,os promotores explicam que a exposição “integra o lançamento da marca Brava e apresenta a sua primeira colecção constituída por artigos têxteis para o lar, inspirada no Património natural e construído de Nova Sintra”.
Segundo o documento, o projecto Renda Brava vai apresentar os processos de criação e de produção da coleção, bem como as respectivas equipas envolvidas nos mesmos, designers de São Vicente e artesãs rendeiras da ilha Brava.
No passado mês de Abril, em entrevista à Inforpress, o director do CNAD, Irlando Ferreira, explicou que a marca Brava tem na sua génese a premissa de “promover a tradição da tecnologia artesanal da renda, a qual se alia o design no sentido de lhe acrescentar valor, numa perspetiva de contributo para o desenvolvimento local e para a divulgação da identidade bravense”.
O projecto iniciou-se em finais do ano 2018, no âmbito da 2ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) e insere-se no “Artesanato Created in Cabo Verde”, uma iniciativa do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD).
O projecto conta com a parceria da Diversidade – instrumento de Subvenção do Procultura PALOP -TL, financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões, IP em parceria com a EUNIC e o Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, e conta também com a parceria da Câmara Municipal da Brava e a própria disponibilidade das rendeiras do projecto.
MC/JMV
Inforpress/Fim