Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Pároco espera participação de 210 pessoas no VI Fórum da Família da Região Fogo/Brava

Nova Sintra, 22 Mai (Inforpress)  – A paróquia de Nossa Senhora do Monte, na Brava, vai acolher, dias 24, 25 e 26, o VI Fórum da Família sob o lema “Família torna-te aquilo que és”, com participação esperada de 210 de pessoas.

Segundo o pároco da Brava, Euclides Pires, os participantes serão oriundos das ilhas do Fogo, com 104 participantes, e Brava com 106, e o lema escolhido vai “repescar” um documento que o papa João Paulo II escreveu em 1981, em que debateu “pontos importantes” para a família de hoje.

Dado ao desenvolvimento do tempo, indicou a mesma fonte, dá-se conta hoje que aquele papa anunciou alguns factos com os quais se depara na sociedade cabo-verdiana, “dia após dia”.

Daí, conforme salientou, ser hoje “muito urgente” voltar a debater este tema, para tentar reactualizar.

Segundo o sacerdote, são as próprias famílias que são os protagonistas, que preparam os temas, apresentam-nos e debatem-nos.

Questionado sobre a origem destes fóruns, o pároco explicou que há já alguns anos a própria diocese sentiu a necessidade de realizá-los, o primeiro dos quais na ilha de Santiago, há sete anos atrás.

Entretanto, dado à distância, as famílias do Fogo e Brava eram as “mais prejudicadas”, tendo em conta os custos, daí, como existe uma vigararia que rege esta região, decidiu organizar os fóruns da família nas duas ilhas com a participação de todas as paróquias.

Sendo assim, cada ano é realizado numa paróquia, e na Brava esta já é a segunda vez com uma programação, este ano,  que contempla exposição da carta do papa, seguido da apresentação dos grupos e de um tema que reflecte o papel do pai e como conciliar a vida profissional com a vida familiar.

Haverá ainda um tema de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e, para encerrar o fórum, será apresentado o tema “Família comunidade de amor”.

MC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos