Brava: Organização da festa “Conakry” diz-se preparada para o ponto mais alto das actividades

Nova Sintra, 12 Ago (Inforpress) – A organização da festa denominada “Conakry”, que retrata a vida e história dos emigrantes, comemorado sempre no segundo domingo de Agosto, na localidade de Furna, dizem-se preparados para culminar as actividades em alta.

Vanda Fernandes, membro da comissão organizadora do evento, explicou à Inforpress que desde o início do mês de Julho deram início às actividades e tudo tem decorrido na “normalidade”, o que os leva a acreditar que tudo vai continuar bem e fechar com “chave de ouro” a programação.

Foi feito o tradicional “pilon” ontem, 11, hoje será a vez do festival de Cotxipo com Ivanilson e Já, amanhã, dia 13, haverá corrida de bote e natação, desfile de tamboreiros e coladeiras, “badju di verão”, e no domingo, dia do Conakry, o dia inicia-se com a Celebração Eucarística às 9h30 min, às 15h será a vez do desfile tradicional ao barco e de seguida o almoço.

“Já estamos quase prontos para esta retoma após covid-19 e esperamos que tudo continue a correr bem”, disse a organizadora, realçando que o barco para a viagem já está quase pronto.

“Temos um barco de pedra, construído há muito tempo, e no segundo domingo de Agosto, este ano será no dia 14, várias pessoas vestem-se de tripulantes, marinheiros e emigrantes para brincarem nesta embarcação”, adiantou.

Com esta “brincadeira”, disse Vanda Fernandes, faz-se a simulação daquilo que é a vida do emigrante e o “grande dilema do povo cabo-verdiano: O querer ficar e ter que partir”.

Vanda Fernandes recordou que o objectivo “é não deixar morrer a tradição”, na medida em que são “brincadeiras que marcaram e marcam” a sociedade cabo-verdiana.

Tanto é que, “na organização, assim como nas actividades, temos a participação de pessoas de todas as idades e é uma festa que conta com muitos emigrantes de Furna”, finaliza a organizadora.

Além destas actividades, será feita uma homenagem que, segundo a organizadora, já é habitual em todas as festas de Conakry, onde homenageiam as pessoas que têm apoiado e contribuído para o desenvolvimento desta comunidade, e este ano o homenageado será José Martins, mais conhecido por “Fotche”.

MC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos