Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: OFS realiza campanha de limpeza sensibilizando para protecção do meio ambiente

Nova Sintra, 27 Nov (Inforpress) –  A Ordem Franciscana Secular da Brava (OFS) realizou hoje uma campanha de limpeza no átrio da igreja paroquial São João Baptista, em Nova Sintra, visando sensibilizar e educar na matéria de protecção e cuidados para o ambiente.

Em declarações à Inforpess, frei José explicou que quando se iniciou o Ano Pastoral foi lançado um desafio a todos os grupos da paróquia para fazerem planos de actividades e apresentá-los no conselho paroquial, por forma a serem analisados e colocados em prática.

Dentro dos grupos, especificou que existe a OFS, que é dos ramos da família Franciscana existente na Brava, e como Franciscanos, são muito ligados à questão da ecologia e a preservação do ambiente e tudo tem a ver com a vida, que era o “tema especial” para São Francisco de Assis.

E hoje, a campanha de limpeza está direcionada para a comemoração do Dia Mundial da Ecologia, realçando que foram feitas plantações de árvores, com o objectivo de educar a juventude para as questões ambientais, questão da ecologia e dar um sinal de vida e presença franciscana ecológica na paróquia.

Além disso, estando ligados à vida, a mesma fonte informou que a OFS lançou uma campanha solidária para arrecadação de bens e produtos alimentícios não perecíveis, justificando que na Brava há famílias que passam por muitas dificuldades, às vezes meio escondidas e a OFS tem esta dimensão, que é “cuidar do outro” e com a campanha os produtos arrecadados serão distribuídos para as pessoas com mais necessidade.

“Os primeiros passos já começaram, e em todas as actividades que pretendemos realizar, tentámos ligá-los à vida, manter-nos vivos e manter os outros vivos”, finalizou.

Por seu turno, Orlando Burgo, ministro nacional da Ordem Franciscana, e membro da OFS da Brava sublinhou que esta actividade realizada hoje está enquadrada nas actividades comemorativas do dia da ecologia que possui como patrono São Francisco de Assis.

“É o dever de todos nós protegermos o meio ambiente desde a uma simples limpeza ao redor das nossas casas, mas também ao redor da nossa igreja e de algum local que utilizamos diariamente”, defendeu a mesma fonte, destacando que o mundo está a precisar destas acções “hoje mais do que nunca”.

“Estes são alguns gestos que podemos ajudar e contribuir para o bem da ecologia”, disse, citando o Papa Francisco, na encíclica ‘Laudato si’, onde este convidou a todas as pessoas de boa vontade a cuidarem da Terra, que é a “nossa casa comum”.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos