Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Obras de acesso ao Forte de Furna já iniciaram

Nova Sintra, 02 Set (Inforpress) – As obras do troço da estrada para a localidade do Forte de Furna, onde será instalada uma dessalinizadora, já se iniciaram e estão orçadas em cerca de 45 mil contos, financiados pela Cooperação Luxemburguesa.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, que explicou que não está sendo feito somente um acesso, mas sim uma estrada calcetada, com muros, e com todas as condições necessárias, prevendo o surgimento de uma futura aldeia.

Nesta zona será instalada a dessalinizadora e os painéis fotovoltaicos para o funcionamento da mesma que, conforme observou o autarca, “vai resolver definitivamente o problema do abastecimento de água na Brava”.

“De referir que nesta fase ainda é a estrada que está sendo feita e a autarquia está a observar que nesta localidade pode vir a nascer uma nova aldeia para a Brava”, disse Francisco Tavares, apontando que mais tarde a câmara vai trabalhar num plano urbanístico para esta zona.

A fase seguinte será a implementação da unidade de dessalinização da água do mar e que será alimentado por energias renováveis através de painéis fotovoltaicos, uma solução que vai resolver definitivamente a questão da água na Brava.

O projecto da dessalinizadora, que vai funcionar através da energia convencional e de parques fotovoltaicos, está orçado em cerca de 300 mil contos, financiados pela Cooperação Luxemburguesa no quadro do Programa Indicativo de Cooperação IV (PIC IV), que inclui como sector de intervenção a água e o saneamento e estende-se, ainda, às energias renováveis.

MC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos