Brava: Moradores e visitantes de Fajã d´Água pedem intervenção do Governo na melhoria da estrada de ligação

Nova Sintra, 19 Jan (Inforpress) – Os moradores, condutores e visitantes da comunidade de Fajã d’Água pedem a intervenção urgente do Governo de forma a evitar episódios “trágicos” com o desabamento de rochas nesta estrada.

Esta comunidade já tem vários anos a apelar pela melhoria da situação dessa estrada, que tem vindo a receber obras “a conta-gotas”, com intervenções pontuais e que nunca satisfez as necessidades dos moradores, utentes e condutores, pois, sempre se deparam com quedas de pedras e terra que acabam por obstruir a única passagem que dá acesso à localidade.

Nestes últimos dias a estrada ficou obstruída com o desabamento de uma parte e os moradores voltam a reclamar uma intervenção do Governo e das autoridades competentes, pois, conforme contou Sónia Baptista à Inforpress, a situação já está a voltar “crítica”.

“É preciso tomar alguma medida e realizar intervenções profundas, pois não há dia nem hora para depararmos com situações do tipo e é algo que representa perigo não só para os moradores, mas também para todos que estão a circular na estrada”, disse a mesma fonte, sublinhando que é Deus que tem ajudado que casos do tipo acontecem em horários que ninguém se encontra nos locais.

Sónia Baptista avançou que foram realizadas algumas obras neste trajecto, onde foram feitas aberturas de algumas passagens, mas que não foi feito nenhum muro de protecção para impedir as enxurradas de obstruir a única via de acesso às outras zonas.

“Fizeram um excelente trabalho, quebrando rochas e eliminando alguns troços que apresentavam perigo. Mas, para ter segurança é preciso que sejam construídos muros de protecção”, defendeu, realçando que neste momento a estrada encontra-se mais ampla, mas que sempre enfrentam o medo imposta pela queda das rochas.

Igualmente, Zeferino Alves, um emigrante, que reside em Fajã d´Água, lamentou esta situação, pedindo uma intervenção urgente do Governo, tendo em conta a importância que esta aldeia possui para os bravenses, mas também pelos visitantes da ilha que sempre procuram esta zona para desfrutar do mar e dos seus encantos.

Segundo este morador, é “revoltante” porque todos pagam impostos e quando foi construída a estrada de ligação Cidade de Nova Sintra a Vila de Nossa Senhora do Monte foram feitas algumas intervenções de ligação à estrada de Fajã d´Água, mas não na medida que esta via exige.

E, esta via é a única via de entrada e saída da zona, e no caso de emergência, com a estrada obstruída é complicado.

Já, Joaquim de Pina, um condutor profissional que faz este trajecto várias vezes ao dia, destacou que sempre circulam com um certo sentimento de “medo” nesta estrada porque nunca apresenta segurança independentemente da época que seja, mas também, ressaltou que a condição das calçadas não é a melhor, pois há muitos buracos na via e quedas de pedras mesmo que em menores quantidades quase todos os dias.

É neste sentido que pedem a intervenção das autoridades competentes uma “intervenção urgente” nesta estrada de forma a manter a segurança dos utentes e para a tranquilidade dos moradores.

MC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos