Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava /Monumentos e Sítios: Autarquia local tem lutado para a preservação dos monumentos históricos de Nova Sintra e de toda a ilha – Edil

Nova Sintra, 18 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Brava afirmou hoje que a autarquia tem vindo a realizar intervenções pontuais em alguns dos monumentos da ilha, como forma de preservá-los e valorizá-los, mas mantendo-os sempre disponíveis e acessíveis ao público.

Para Francisco Tavares, os vários monumentos existentes na ilha são uma mais-valia para a história da mesma e para a sua promoção como destino turístico diferenciado e de qualidade.

O edil destacou o património arquitectónico da ilha e em particular o Sítio histórico de Nova Sintra, que é um “atractivo turístico e muito importante”.

Nesta óptica da preservação, Francisco Tavares lembrou que há quatro anos, a autarquia fez uma revisão do código de postura, onde no aspecto de preservação das fachadas de construções e pinturas exteriores, acabou por reforçar a obrigatoriedade de obedecer um conjunto envolvente nas novas construções.

Tendo tomado esta medida, o edil garantiu que tem estado a reparar que “Nova Sintra “é particular”, devido ao seu património. Salientou o facto de a ilha ser, além da terra de Eugénio Tavares, também conhecida como “a ilha dos miradouros, tendo alguns com cerca de 100 anos”.

Em relação aos miradouros, Francisco Tavares explicou que alguns são patrimónios herdados, pois construíram alguns recentemente.

Em em relação aos herdados, disse que pontualmente são feitos algumas reparações, para manter o património preservado, protegido, valorizado e sempre numa perspectiva de colocá-lo à disposição da população bravense e dos que visitam a ilha.

Sobre o processo de reabilitação de alguns monumentos na ilha, o edil garantiu que está decorrendo muito bem, e hoje “saiu na comunicação escrita, o concurso para a reabilitação da Casa Museu Eugénio Tavares, na Vila de Nova Sintra”.

Além da Casa Museu Eugénio Tavares, na Vila de Nova Sintra está-se a estudar a possibilidade de reabilitar a Casa de Aguada ou a escola centenária Sena Barcelos.

MC/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos