Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Ministro considera que ano lectivo na região Fogo e Brava está a decorrer na “normalidade”

Nova Sintra, 15 Dez (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, considerou hoje que o ano lectivo 2019/2020 está a decorrer na normalidade na região, Fogo e Brava, apesar dos sobressaltos causados pela pandemia da covid-19.

Em declarações à imprensa, o governante, que se encontra na região desde segunda-feira, explicou que já teve a oportunidade de visitar algumas escolas e realizar encontros com professores e alunos nos Mosteiros e hoje com a Câmara Municipal, professores, alunos e dirigentes na Brava, onde pode-se dizer que as aulas estão a decorrer “dentro da normalidade”.

Segundo a mesma fonte, “não tem havido incidências de maior realce” e pelas escolas visitadas constatou que as mesmas estão a funcionar dentro daquilo que pode ser considerado normal dentro do contexto em que se vive actualmente.

“Estamos satisfeitos com a implementação das medidas de contenção da propagação da covid-19, por um lado, e por outro, podemos constatar o seguimento das mesmas e o funcionamento normal das aulas”, disse o membro do Governo.

O governante destacou que veio à região para “sinalizar a necessidade da construção de um pacto nacional à volta da educação” e por ser natural de uma outra região preferiu iniciar esta nova etapa visitando o interior de Santiago e agora as ilhas do sul do País na perspectiva de “transmitir confiança” a todos.

O intuito é ”demonstrar e deixar claro que estamos juntos e vamos continuar juntos na construção de um sistema educativo cada vez mais robusto, mais consensual, integrando visões e opções diferenciadas, mas com o único propósito de ter um ensino de qualidade para servir a nação cabo-verdiana de uma forma justa equilibrada e sem deixar ninguém para trás”, finalizou.

Por seu turno, o delegado da Educação na Brava, Orlando Burgo, ressaltou importância da visita, destacando que permitiu ao ministro tomar o pulsar da situação em que está a funcionar o sistema de ensino, sobretudo nesta época de pandemia.

Além disso, considerou de ”extrema importância” a vinda de Amadeu Cruz, que permitiu-lhe ver o “normal” funcionamento do ano lectivo logo após o seu empossamento e no final do primeiro trimestre.

O ministro, que se encontra acompanhado da directora nacional da Educação, Eleonora Sousa, iniciou a visita pela região nesta segunda-feira no município dos Mosteiros. Hoje esteve na Brava e na quarta-feira regressa ao Fogo onde dará continuidade aos encontros até sexta-feira.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos