Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Imigrantes senegaleses realizam festa do Magal de Tuba na Vila de Nova Sintra (c/áudio)

Nova Sintra, 23 Set (Inforpress) – A comunidade senegalesa comemora neste domingo, 26, o Dia do Magal de Tuba, uma celebração ao líder responsável pela libertação do Senegal do império francês no início do século passado.

Em declarações à imprensa, o representante desta comunidade na ilha Brava, Ousmane Diouf explicou que esta é a principal festa religiosa senegalesa, uma celebração marcada por muita fartura e fé.

Os pratos típicos são apenas algumas das atracções da festa, além da oração e de algumas músicas desta comunidade que marcarão o dia, que além dos senegalenses são convidados todos os vizinhos e a comunidade bravense em geral.  

Para a festa do Grand Magal, na Brava, os senegaleses compraram uma vaca à semelhança do que é feito no país de origem.

Segundo Ousmane Diouf, a peregrinação que remonta a 1928 foi reconhecida como “uma das peregrinações mais populares do mundo”, com a participação de mais de três milhões de participantes em 2011.

“Magal”, conforme descreveu o líder, é uma palavra Jalofa que significa “comemoração” e nesta festa, a cidade de Tuba recebe fiéis de diversas regiões do Senegal, denominados de Mourides.

A festa não possui uma data fixa, pois conforme realçou Ousmane Diouf, segue o calendário lunar.

MC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos