Brava: Ilha está completamente ligada à rede mas é preciso dessalinizadora para garantir disponibilidade de água – Governo

Nova Sintra, 26 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura garantiu hoje que a ilha Brava já se encontra “praticamente 100 por cento (%) ligada à rede de água”, mas que a efectivação da dessalinizadora vai garantir a disponibilidade da mesma.

O ministro fez esta consideração em declarações à imprensa, após uma visita ao projecto de ligação de água domiciliar à localidade de Paul, o que levou a “efectivação” da ligação à rede de quase todas as famílias bravenses.

Este projecto faz parte de um conjunto de muitos outros em andamento na ilha que, segundo o governante, a totalidade ascende aos 55 mil contos e, pelo ritmo que estão a decorrer, ficam concluídos “brevemente”.

Porém, na questão da água lembrou que ligação à rede é uma coisa e outra coisa é a disponibilidade da mesma.

E, neste sentido avançou que o Governo encontra-se “muito engajado” no arranque da dessalinização de água na ilha Brava para poder ter “melhor capacidade de enfrentar os períodos de seca e garantir maior quantidade de água às famílias”.

Por conseguinte, informou que este projecto está num “bom ritmo” de preparação, o concurso já foi lançado e já se encontram na fase de contratação para assim começar a executar o projecto da dessalinização na Brava.

O governante avançou que a dessalinizadora vai ser instalada na zona mais próxima de Furna e a água, mediante várias estações de bombagem, vai para os reservatórios existentes e para alguns que vão ser construídos para, a partir daí, garantir o abastecimento a toda a ilha.

Com estes investimentos, todos podem ficar “satisfeitos” porque se está a resolver a questão da distribuição da água potável na Brava.

O projecto está orçado em cerca de 260 mil contos, já garantidos, através da cooperação Luxemburguesa, no quadro do IV Programa Indicativo de Cooperação (PIC IV), que inclui como sector de intervenção a água e saneamento e estende-se ainda às energias renováveis.

MC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos