Brava: Ilha almeja ter representação no Campeonato Nacional de Natação

Nova Sintra, 09 Jun (Inforpress) – O vereador responsável pela área do Desporto da ilha Brava realçou hoje que a ambição é ter atletas da ilha a participar no Campeonato Nacional de Natação que será realizado no mês de Setembro, na ilha do Sal.

Mário Soares fez este anúncio em declarações à Inforpress, indicando que a ilha já conta com 16 jovens formados em natação, numa acção de capacitação enquadrada no Programa Swimming Accelerator, da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), de Desenvolvimento da Natação em Cabo Verde, com o financiamento da Solidariedade Olímpica, em parceria com o Comité Olímpico Cabo-verdiano.

Segundo a mesma fonte, houve participação maioritariamente de jovens da localidade de Furna, mas também representantes de Nova Sintra e Nossa Senhora do Monte, uma iniciativa que teve como objectivo trabalhar o “grande potencial” demonstrado por jovens desta ilha na modalidade.

Mário Soares destacou que sempre são realizadas provas de natação, principalmente nas épocas festivas, mas o desejo é que se torne uma rotina e nesta formação realçou que a FECAN conseguiu dentro dos formandos identificar quais os jovens estão mais aptos para serem atletas, monitores e pessoas para fazerem parte da associação regional de natação da Brava.

Agora, disse o responsável, o foco é trabalhar na criação e efectivação da Associação Regional de Natação, tendo já sido identificado um núcleo para fazer parte do conselho directivo e agora vai-se trabalhar no estatuto e a câmara municipal, através do pelouro do Desporto, vai apoiar em todas as fases do processo.

Após a criação da associação, Mário Soares evidenciou que vão realizar provas regionais, ainda antes do mês de Setembro, para que a ilha possa estar representada no Campeonato Nacional, reforçando que a Brava possui atletas com potencial, requerendo agora muita dedicação e treino.

MC/JMV
Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos