Brava: ICCA sensibiliza crianças sobre os seus direitos e deveres para assinalar o Dia da Criança Africana

Nova Sintra, 16 Jun (Inforpress) – A delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Brava realizou hoje uma acção de sensibilização sobre os direitos e deveres das crianças na escola de Lém, para assinalar o Dia da Criança Africana.

A técnica Mileida Cabral explicou que as actividades alusivas ao Dia Internacional da Criança Africana, celebrado anualmente a 16 de Junho, têm como objectivo fazer as crianças entenderem o porquê da instituição deste dia e da data.

Segundo a mesma fonte, o ICCA aproveitou para falar às crianças sobre os seus direitos e alertá-las sobre os seus deveres, para terem sempre a noção e estarem cientes dos acontecimentos do dia-a-dia que lhes possam colocar em perigo, mas também alertá-las sobre o que devem fazer.

Esta actividade, explicou aos alunos. é também uma forma de solidarizar com as centenas de crianças negras do Soweto, na África do Sul, que no dia 6 de Junho de 1976, tiveram a “ousadia e a coragem” de sair às ruas para reivindicar o direito à qualidade do ensino e de aprender na sua língua materna.

Um protesto que se transformou em massacre, uma luta sangrenta que durou duas semanas e fez centenas de mortos.
E para homenagear essas vítimas e defender as crianças do continente africano, cujos direitos fundamentais não eram respeitados, nasce o Dia da Criança Africana, instituído em 1991 pela Organização da União Africana.

Na origem desta data está uma reivindicação, mas a UNICEF faz um alerta à comunidade mundial, no sentido de que se perceba que as crianças são o eixo do desenvolvimento, a génese do futuro da África e de qualquer continente.

Entretanto, a mesma fonte pede a união das instituições no sentido de trabalharem juntas porque as crianças, a protecção dos seus direitos e a orientação para cumprirem os seus deveres é uma missão de todas e se não houver nenhuma coesão entre as forças vivas da sociedade será difícil trabalhar nesta missão.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos