Nova Sintra, 04 Mar (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde prevê a elaboração e execução de projectos que potencializam a vinicultura na ilha Brava, com a possibilidade de promover uma adega daqui a alguns anos, adiantou hoje o ministro da Agricultura e Ambiente.
Esta informação foi avançada à imprensa pelo ministro Gilberto Silva, que acompanha o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, numa visita à ilha Brava. O governante explicou que são investimentos para o sector agrícola e que a Brava possui lugares com condições favoráveis para a execução do projecto da adega.
Gilberto Silva sublinhou ainda estar consciente de que é um projecto que vai levar alguns anos para ser executado, mas sustentou haver lugares na Brava com condições e que favorecem esta prática, e “quiçá” daqui a alguns anos promover uma adega de produção de vinho na Brava.
Tendo em conta os maus anos agrícolas consecutivos, Gilberto Silva realçou que o Governo está a trabalhar para mitigar os efeitos e no sector da agricultura destacou que já recuperaram a nascente de Ferreiros, uma galaria construída desde a época colonial, mas que necessitava de obras de reabilitação, aumentando assim o caudal de água para mais 100 metros cúbicos por dia.
Com esta intervenção, o governante realçou que vai aumentar as parcelas agrícolas nesta zona, acrescentando que o Governo possui um programa de subsidiação de irrigação gota-a-gota, permitindo assim “poupar água e irrigar mais terrenos”, um projecto que, segundo o ministro, encaixa e enquadra-se no desenvolvimento que se deseja no domínio do agroturismo.
A localidade de Ferreiros, conforme perspectivou, pode ser objecto de um circuito turístico “muito interessante”, nomeadamente para o turismo ecológico.
MC/ZS
Inforpress/Fim