Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Frei pede à população para reflictir sobre o ano 2020 e resgatar a verdadeira essência do Natal (c/áudio)

Nova Sintra, 23 Dez (Inforpress) –  Frei Matias pediu hoje à comunidade bravense que reflicta sobre as dificuldades impostas pelo ano atípico de 2020, devido à pandemia, para assim resgatar a “verdadeira essência” do Natal.

Em declarações à Inforpress, o sacerdote avançou que na igreja a celebração natalícia vai reduzir-se ao essencial, que é a celebração eucarística, e que mesmo o tradicional rito de beijar o menino Jesus no final da missa, este ano está-se a estudar outra modalidade para o fazer.

“No contexto de pandemia que estamos a viver é preciso muito cuidado ainda, por isso, as actividades ligadas ao Natal que costumamos fazer nas comunidades e na igreja este ano foram canceladas”, disse o religioso.

Segundo a mesma fonte, é um “Natal diferente”, mas que quer que continue a ser diferente e para melhor, desejando que fique “longe das dispersões em que o Natal se torna em tudo, menos a celebração espiritual”.

O sacerdote apontou a “grande movimentação” de pessoas nas lojas e pelas ruas de Nova Sintra, realçando que mesmo com tantas dificuldades, “o Natal comercial continua a sobrepor ao verdadeiro sentido do Natal”.

“Nada contra o comércio e contra as compras de Natal, mas isso revela que, de facto, mesmo no contexto em que nos encontramos ainda as pessoas não tomaram consciência que estamos num ano atípico, não só a nível económico, mas também a nível sanitário”, evidenciou o sacerdote.

Aliás, ressaltou que tal movimentação demonstra que a programação e reuniões de família, festas e comemorações do Natal e do Ano Novo continuam como se este ano fosse igual a todos os anos, o que de facto não é.

“Agora o meu apelo, se é que ainda serve para alguma coisa, é para que as pessoas tomem consciência das suas responsabilidades não só pessoais, mas comunitária e social que cada um possui”, pediu o sacerdote, sublinhando que o seu receio é que com este relaxamento o ano 2021 venha a ser “mais complicado”.

Quanto à programação nas paróquias, o religioso avançou que desde o dia 16 deram início a Novena de Natal, assim como o ensaio de cânticos para a celebração litúrgica na noite de 24 e no dia de Natal.

Para a noite do dia 24, conhecida pelos católicos como a Missa de Galo, acentuou que haverá missa na Paróquia de Nossa Senhora do Monte às 21:00 e na paróquia de São João Baptista às 22:00.

Para o dia 25, Dia de Natal, estão agendadas missas em Nossa Senhora do Monte e São João Baptista e depois nas capelanias de Furna e Cachaço.

MC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos