Nova Sintra, 22 Nov (Inforpress) – Os faróis da ilha Brava já se encontram a funcionar desde sexta-feira, 18, após trabalhos de reparação e manutenção levados a cabo por uma equipa de técnicos do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), informou hoje o instituto.
Na sua página do Facebook, o IMP realça que estes trabalhos foram realizados no âmbito do projecto de reparação e manutenção técnica dos faróis nacionais, com o financiamento do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança do Transporte Marítimo (FADSTM).
Na Brava, conforme a mesma publicação, foram reparados quatro faróis, quais sejam os de Fajã de Água, de Ponta Jalunga, do Ilhéu de Cima e de Ponta Nhô Martinho.
O IMP salienta a importância desses equipamentos de ajuda à navegação pelo que considera “crucial tê-los operacionais” para uma maior segurança marítima e costeira, principalmente para os pescadores artesanais que não dispõem de GPS.
O instituto recorda que, no espaço de três meses e depois dos trabalhos levados a cabo, os faróis das ilhas de São Nicolau, do Fogo e da Brava foram alvo de recuperação, estando com 100 por cento (%) dos faróis operacionais.
Tendo em conta a importância destes equipamentos, o IMP exorta a população no sentido de “colaborar na preservação destes tão importantes bens públicos, não praticando actos de vandalização dos mesmos”.
MC/CP
Inforpress/Fim