Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Exposição, noite musical e serenata pelas ruas de Nova Sintra encerram semana de actividades (c/áudio)

Nova Sintra, 18 Out (Inforpress) –  A Câmara Municipal da Brava assinalou o Dia Nacional da Cultura com um leque de actividades, de entre as quais, uma feira de artes em cabedal, noite musical e uma serenata pelas ruas de Nova Sintra.

As actividades culturais, enquadradas nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, celebrado hoje, 18 de Outubro, data que coincide com o nascimento do poeta Eugénio Tavares, seu patrono, iniciaram-se desde o início do mês.

Em declarações à Inforpress, Edna Andrade, vereadora responsável pela área da cultura, considerou que hoje é “um dia marcante” para o país, principalmente para a Brava que tem o privilégio de ser o berço do poeta Eugénio Tavares.

Sobre as actividades que vêm sendo realizadas, a mesma fonte fez um balanço “bastante positivo” apesar da crise pandémica, realçando que a organização seguiu todas as exigências sanitárias indicadas.

Quanto a formação em “técnica produtiva de artes em cabedal” que terminou hoje, considerou que é uma oportunidade de cada um dar o seu contributo para a cultura bravense, assim como uma forma de se dedicarem e terem um ganha-pão a partir de agora.

Com a programação da semana, indicou que já é um pontapé de saída para a realização de actividades que a câmara municipal e outros parceiros têm em agenda, no sentido de resgatar a cultura bravense, que conforme destacou foi muito “afectada” principalmente com a perda de algumas referências em diversas áreas culturais seja pela morte ou emigração.

Com o intuito de resgatar alguns traços culturais, esta responsável apela a todas as pessoas que estão ligadas directa ou indirectamente à cultura que dêem o seu contributo, enfatizando que a cultura não é algo inerente à câmara municipal, mas algo que todos devem sentir que fazem parte e dar o contributo para valorizar e promovê-la.

“Apelamos às pessoas que tomem esta responsabilidade de contribuírem nas áreas culturais que estão muito carentes na Brava e com a Casa Museu Eugénio Tavares reabilitada, vamos fazer actividades mensalmente, esperando o envolvimento de todos”, finalizou a vereadora.

 

MC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos