Brava: Embaixadores da campanha “Menos álcool, mais vida” sensibilizam comerciantes sobre a nova Lei do Álcool

Nova Sintra, 09 Ago (Inforpress) – Os embaixadores da campanha “Menos álcool, mais vida” na Brava têm em acção uma campanha de sensibilização e passagem de informação sobre a nova Lei do Álcool, nos estabelecimentos comerciais, de produção e comercialização de bebidas alcoólicas.

Em declarações à Inforpress, Simão Borges, porta-voz do grupo, explicou que esta acção de sensibilização está sendo realizada durante o final de semana, em parceria com a Polícia Nacional e Câmara Municipal da Brava, cujo objectivo é “refrescar” a nova Lei do Álcool, enquadrando-a dentro da campanha “Menos álcool, mais vida”.

A mesma fonte avançou que o intuito é percorrer todos os estabelecimentos da ilha, onde nesta primeira fase, está sendo feita uma abordagem pedagógica e, posteriormente, num prazo a ser estipulado, a equipa volta ao terreno, juntamente com as outras entidades competentes, para a fiscalização e aplicação de coimas e multas, caso não cumprirem a lei.

Segundo o porta-voz, esta abordagem recai principalmente sobre as publicidades de bebidas alcoólicas que muitas vezes são encontradas nos estabelecimentos, incluindo as mesas e cadeiras com marcas de bebidas.

No início do ano passado, foi aprovada a nova lei do álcool (Lei nº 51/IX/2019) que estabelece o regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, locais abertos ao público e locais de trabalho dos serviços e organismos da administração pública central e local e das entidades privadas.

Esta mesma lei, apresenta alterações sobre o consumo, o comércio e a promoção de bebidas alcoólicas no País.

Além desta campanha de sensibilização, os embaixadores estão a organizar mais um “show on-line” com artistas locais, mas desta vez, será realizado na freguesia de Nossa Senhora do Monte.

A campanha “Menos álcool, mais vida” é promovida pela Presidência da República e outras instituições e está sendo realizada em estreita parceria com os Ministérios da Saúde e da Segurança Social, da Educação e da Família e Inclusão Social, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e mais de uma centena de instituições estatais e da sociedade civil, em todo o território nacional.

A iniciativa tem como objectivo prevenir e reduzir o uso abusivo de bebidas alcoólicas, através de acções que proporcionem mudanças de comportamento, com adopção de estilos de vida saudáveis, em articulação estreita com a redução do acesso às mesmas.

Na Brava, a campanha foi apresentada em meados de Maio de 2019, pelo coordenador do programa, Manuel Faustino.

MC/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos