Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Deputada mirim pede “mais respeito e consideração” para as limitações de cada um no recinto escolar

Nova Sintra, 20 Nov (Inforpress) – Tatiana Gomes, deputada mirim do fórum infanto-juvenil, pediu hoje aos professores e colegas para respeitarem as limitações e diferenças dos alunos e colegas dentro do recinto escolar, alertando sobre as consequências do ‘bullying’.

Em declarações à Inforpress, após falar sobre o “bullying” no fórum infanto-juvenil, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças e o 32° aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança (CDC), que suscitou grande debate à volta do tema e diversas preocupações por parte dos alunos e dos profissionais presente, a aluna realçou que é necessário respeitar as limitações e diferenças de cada um, justificando que como humanos todos são iguais.

Tatiana Gomes realçou que é uma situação que tem sido recorrente no recinto escolar e ao debater este tema, a mesma fonte sublinhou que é uma forma de conscientizar e sensibilizar os colegas a não praticarem o ‘’bullying’ e também para alertar a comunidade educativa das situações que têm estado a passar na escola e que nem sempre é do conhecimento dos pais e encarregados da educação ou mesmo da direcção das escolas.

Tatiana Gomes explicou que às vezes podem surgir brincadeiras que alguns acham interessantes, mas esta brincadeira pode machucar outros colegas, e mesmo sendo consciente, tem sido prática recorrente, afectando assim os colegas, inibindo-os e prejudicando o processo de aprendizagem dos mesmos e mesmo o desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Portanto, pede aos colegas e professores, pois, muitos alunos apontaram casos de professores que têm praticado ‘bullying’’, que “respeitem as limitações de cada um, que apoiem uns aos outros porque todos são iguais e que, muitas vezes, simples palavras e simples actos marcam a vida de muitos, causando diversos transtornos”.

Após a exposição da aluna e das inquietações apresentadas pelos alunos presentes no fórum, a Inforpress falou com Nilza Sequeira, professora, psicóloga, responsável do gabinete de OEVP (Orientação Escolar Vocacional e Profissional), tendo a mesma apresentado algumas medidas que vão ser tomadas a partir do fórum.

Segundo Nilza Sequeira, é “necessária e importante” a criação de estratégias para combater a prática do ‘bullying’ nas escolas, destacando que primeiramente dará a conhecer esta situação à direcção do Complexo Educativo de Nova Sintra e da Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET).

Uma outra estratégia, é criar um programa e organizar uma formação para os professores dotando-lhes de competências para lidarem com algumas situações que acontecem dentro das salas de aulas e fazer com que os alunos passem a demonstrar os seus sentimentos e exporem algumas situações que acontecem diariamente no recinto escolar.

Mas, tendo em conta as justificações que muitos deram por não procurarem apoio psicológico quando necessário, esta responsável disse ser viável uma acção de conscientização e sensibilização para as crianças, adolescentes e pais, mostrando-lhes que a procura por um psicólogo não é feita somente pelos doentes mentais, mas sim por qualquer pessoa que possui algum problema a nível pessoal.

Neste mesmo quadro, Nilza Sequeira alertou aos pais no sentido de terem mais atenção aos programas que os filhos estão a assistir que muitas vezes incentivam algumas práticas não muito boas, demonstrando a sua preocupação com a série “Round 6” realçando que é uma série “muito agressiva”, mas que há alunos do 5º e 6º ano do Ensino Básico que já assistiram e até a música andam a cantar.

Conforme disse, a série é proibida para menores de 16 anos, mas defendeu que deveria ser proibida para os jovens e adolescentes que ainda não definiram a sua personalidade, justificando que a série retrata a violência de forma drástica.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos