Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Delegado da Educação garante que tudo já está pronto para iniciar o ano lectivo

Nova Sintra, 30 Ago (Inforpress) – O delegado da Educação, Orlando Burgo, avançou hoje que já está tudo preparado para dar início ao novo ano lectivo que se inicia no início do mês de Setembro, embora ainda dentro da pandemia.

Orlando Burgo falava à imprensa durante uma declaração conjunta feita com o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, realçando que a autarquia é a principal parceira nesta área no concelho.

Segundo a mesma fonte, “todas as condições já estão preparadas para o arranque do novo ano lectivo”, indicando que para o Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS) estão matriculados 301 alunos no primeiro ciclo do Ensino Básico Obrigatório, do 1º ao 4º ano, e do 2º e 3º ciclo, 660 alunos matriculados.

Na Escola Básica de Nossa Senhora do Monte, informou que no primeiro ciclo encontram-se matriculados 183 e no 2º ciclo, 221 alunos.

Em relação ao pessoal docente, explicou que no presente ano lectivo foram transferidos para outros concelhos 10 professores e que estão a aguardar a vinda dos novos para substituí-los.

Na questão do transporte escolar, Orlando Burgo afiançou que os alunos do 5º ao 8º anos de Lomba, Cachaço, Mato Grande e Baleia serão transportados nos carros de aluguer, do 9º ao 12º de Nossa Senhora do Monte e do 7º ao 12º de Furna vão ser transportados nos autocarros da câmara municipal.

Quanto à situação vivida devido à pandemia da covid-19, este dirigente recordou que segundo a última resolução do Governo todos os professores, pessoal afecto às escolas, e alunos com idade igual ou superior a 18 anos deverão estar vacinados e aqueles que não quiserem vacinar terão que se submeter a testes de 14 em 14 dias.

Com a apresentação dos dados e dos cenários, Orlando Burgo afirmou que tudo já se encontra preparado, inclusive a preparação das refeições quentes, sublinhando que a maioria dos géneros já se encontra na ilha.

Por seu turno, Francisco Tavares confirmou a participação da câmara municipal neste processo, avançando que são cerca de 320 alunos a serem transportados pelo sistema que engloba a Ficase, delegação escolar e a câmara municipal.

“Está tudo a postos para continuar a contribuir neste sentido, porque damos muita importância à educação”, disse o edil, informando que na próxima semana será trabalhado a questão dos subsídios para a formação superior dos alunos da Brava nas universidades de Cabo Verde, garantindo a continuidade da parceria existente no que toca ao pré-escolar.

Para finalizar, o autarca pediu aos pais e encarregados da educação que participem mais e acompanhem os estudantes ao longo do ano, sublinhando que todos devem fazer a sua parte se quiserem ter o sucesso educativo.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos