Brava: Delegacia de Saúde e Banco de Sangue vão trabalhar na sensibilização dos bravenses para doação de sangue

Nova Sintra, 02 Dez (Inforpress) – Técnicos da Delegacia de Saúde da Brava e do Banco de Sangue do Hospital Regional Fogo – Brava vão trabalhar na sensibilização dos bravenses sobre a importância de doar sangue, disse hoje à Inforpress a médica Paloma Fernandes.

A médica fez esta observação, em modo de balanço da campanha de doação de sangue realizada na delegacia, cuja colheita e procedimentos foram feitos pelos técnicos do laboratório do Banco de Sangue do Hospital Regional Fogo – Brava.

Segundo Paloma Fernandes, a campanha acabou por ficar um pouco aquém daquilo que a equipa esperava, tendo sido arrecadadas sete doações, embora, conforme sublinhou, houve pessoas que dirigiram à delegacia de saúde para participar nesta campanha, mas não se encontravam aptas.

Mesmo assim, Paloma Fernandes considerou os resultados positivos, anunciando que mais tarde, estão a pensar numa possibilidade de os técnicos do Banco de Sangue frequentarem mais a ilha, no sentido de conjuntamente com a delegacia de saúde fazer um trabalho de sensibilização.

O intuito é mostrar a importância da doação de sangue, os procedimentos que são levados em conta e como o sangue pode salvar uma vida.

A mesma fonte acentuou ainda que na campanha realizada houve pacientes que não conseguiram doar sangue devido a alguns problemas de saúde que poderiam ser corrigidos ou acompanhado antes.

Neste sentido, apela às pessoas a estarem mais atentas à saúde, para fazerem mais “check up”, porque estando com a saúde em dia acabam sempre por ser importante para uma outra pessoa, independentemente se é familiar ou não.

“Visto que estamos na Brava, uma ilha isolada e afastada, o amparo é a ilha do Fogo, daí apelamos a uma participação mais forte nas campanhas de doação de sangue porque sempre que vão pacientes da ilha com necessidade de transfusão são atendidas”, finalizou a médica.

MC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos