Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Centro de pesquisa e actividades Maria Pereira cria condições para apoiar alunos bravenses

Nova Sintra, 25 Nov (Inforpress) – O centro de pesquisa e actividades “Marly´s Miracle Foundation – Centro de Actividades Maria Pereira” tem à disposição dos alunos bravenses um conjunto de meios para pesquisas, facilitando assim os estudos dos mesmos.

À Inforpress foi visitar o centro que fica situado na Vila de Nova Sintra, e um dos utentes, Miklos Rodrigues, aluno do 12º ano da Escola Secundária Eugénio Tavares, realçou que o centro tem apoiado, e muito, nos seus estudos, tendo tido a oportunidade de fazer pesquisas e ainda consegue fazer impressão gratuita quando necessário.

Segundo a mesma fonte, é o primeiro centro na ilha com estas valências, computadores, Internet ilimitado, materiais para impressão e orientação gratuita, eliminando assim uma certa “barreira” e limitação de meios, justificando que mesmo que nos dias de hoje a maioria das pessoas possui Internet e alguns meios de pesquisa, mas há sempre excepções.

Pois, conforme sublinhou Miklos Rodrigues, há alunos que além de não ter acesso à Internet, não sabem como fazer uma pesquisa e obter os resultados desejados e caso obtê-los devem fazer a impressão quando necessária em algum cyber ou papelaria, realçando que na ilha o preço das impressões ainda tem um custo um pouco elevado em relação às outras ilhas.

Neste mesmo sentido, aproveitou para pedir aos seus colegas e mesmos professores que procurem o centro, aproveitando para fazer pesquisas e enriquecer os conhecimentos, tendo em conta que o espaço é livre para qualquer utente que desejar, basta seguir e cumprir as regras impostas no local.

Igualmente, Nicolas Alexandre, aluno do 10º ano apontou os benefícios que o centro tem tido na sua vida estudantil, destacando que sempre que quer aprofundar sobre uma matéria ou fazer algum trabalho de grupo dirige-se ao centro para fazer as suas pesquisas e sempre tenta incentivar outros colegas a usufruírem do espaço.

Por seu turno, a secretária do espaço, Lena Veiga, explicou que o centro foi inaugurado no passado mês de Junho e já tem cerca de três meses de funcionamento, no horário das 09:00 às 15:00, mas quando houver necessidade sempre permanece até às 17:00.

No centro, conforme indicou, existem quatro computadores, sendo um da secretaria e três para os utentes, assim como uma impressora e papéis disponíveis para os alunos e professores ou outros utentes completarem as suas pesquisas com impressões quando necessário, ressaltando que há outros materiais ali disponíveis.

Maria Pereira, fundadora da fundação, explicou à Inforpress que o centro de nome “Marly´s Miracle Foundation – Centro de Actividades Maria Pereira” além dos meios disponíveis para pesquisas, o projecto inclui realização de workshops e formações, noite de filmes e outras actividades que servem para inclusão e criar estímulos no seio dos estudantes, ressaltando que o centro está situado no Auditório Municipal, na Vila de Nova Sintra, mas é para servir a ilha toda.

Aliás, sublinhou que o grande sonho é criar mais dois centros na ilha, um em Nossa Senhora do Monte e outro em Furna para permitir e garantir que todos os alunos e jovens tenham acesso e beneficiem dos serviços prestados pelos centros.

A fundação radicada nos Estados Unidos, que há mais de dois anos vem apoiando os cabo-verdianos de todas as ilhas de Cabo Verde com o envio de encomendas, pretende agora investir e apoiar o país de uma outra forma.

MC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos