Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava/Censo 2021: Todos os bravenses foram recenseados – supervisor

Nova Sintra, 07 Jul (Inforpress) – O supervisor do quinto Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) na Brava, Lourenço Pereira, fez hoje um “balanço positivo” do processo e garantiu que todos os bravenses foram recenseados.

À Inforpress, Lourenço Pereira avançou que o recenseamento se iniciou a 16 de Junho e a equipa constituída por 28 elementos conseguiu cumprir o prazo imposto pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), recenseando mais de 5.000 pessoas.

O prazo inicial estabelecido era de 16 a 29 de Junho, prazo que foi cumprido pela equipa bravense conforme confirmou o supervisor, realçando que este processo decorreu na normalidade, embora tiveram que driblar algumas situações impostas pela situação pandémica devido à covid-19.

“Estivemos sempre preparados e respeitamos as normas sanitárias impostas pelas autoridades, mesmo tendo deparado com alguma resistência por parte da população no que tange a colaboração e cumprimento das mesmas normas”, apontou, sublinhando que mesmo assim, no dia 29 de Junho a equipa terminou a recolha de dados com 100 por cento (%) dos Distritos de Recenseamento (DR) concluídos.

Questionado sobre as dificuldades encontradas no terreno além da situação pandémica, Lourenço Pereira informou que um número bem restrito de pessoas apresentou uma certa resistência em partilhar algumas informações pessoais, mas que esta situação foi ultrapassada com alguma sensibilização por parte da equipa.

“Tivemos de falar sobre a importância do censo na tomada de decisão de caráter público, económico, social e educacional, ou seja, tivemos de mostrar que esses dados poderão ser utilizados pelos sectores públicos, privados e académico, em benefício da própria população”, explicou.

Além da questão da sensibilização, este responsável acentuou que por vezes aproveitaram dos serviços e apoio da Comissão de Coordenação Concelhio (CCC), uma estrutura criada em todos os concelhos para apoiar na sensibilização da população.

Dos 28 elementos, Lourenço Pereira avançou que 20 executaram a função de recenseadores, incluindo um suplente, quatro controlador, um técnico de informática, dois supervisores, divididos em duas zonas de supervisão (Freguesia de São João Baptista e outra em Nossa Senhora do Monte” e um agente administrativo.

O quinto Recenseamento Geral da População e Habitação iniciou no dia 16 de Junho, previsto para terminar no dia 30 do mesmo mês, mas o INE decidiu alargar o prazo para a recolha de dados por mais uma semana, prazo este que venceu hoje, dia 7 de Julho.

MC/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos