Brava: Biólogo alerta sobre consumo de tubarão que pode provocar doenças

Nova Sintra, 16 Abr (Inforpress)  – O biólogo Gelson Monteiro, da Associação Biflores, considerou numa conversa com os alunos do 5º ano da Escola Básica de Nossa Senhora do Monte que quando o homem consome a carne do tubarão está a procurar “mais doença para si”.

Segundo Gelson Monteiro, a iniciativa teve como objectivo dar a conhecer aos alunos a importância dos tubarões e sensibilizá-los sobre a necessidade de preservar estes animais, de modo a fazer destas crianças “cidadãos ecologicamente educados” amanhã.

Educar estas crianças ou passar a mensagem para estes pequenos, segundo o biólogo, é uma forma “mais prática e mais fácil” de chegar aos adultos.

Conforme avançou, muitas vezes deslocam-se a algumas comunidades, mas nem todos os pais, irmãos, amigos, entre outros já adultos, conseguem estar presentes e, assim, estas crianças que foram sensibilizadas hoje vão passara mensagem da importância e dos conhecimentos que adquiriram durante a conversa.

Além dessa sensibilização, a conversa serviu para “desmistificar” a ideia veiculada pela media segundo a qual o tubarão é um assassino e sanguinário, sendo seu único instinto atacar e matar.

Até porque, segundo Gelson Monteiro, no início da conversa, questionou os alunos sobre o que sabem dos tubarões, estes logo responderam que é um animal mau, que ataca barcos e mata pessoas.

Durante a conversa, o biólogo falou dos tubarões e seu papel destes no ecossistema, mas também das ameaças que estes estão enfrentando ao longo dos tempos, o que o levou a dizer aos alunos que o ser humano faz “mais mal” aos tubarões do que estes ao homem.

Também chamou a atenção dos alunos que ao consumir carne de tubarão está-se a causar outros problemas à saúde dos humanos.

Ou seja, conforme explicou, os tubarões comem muitas coisas no mar e nisto alguns metais pesados acabam por acumular no seu organismo, como o mercúrio e alumínio, entre outros, que ao entrarem no organismo dos tubarões são “biomassificados” no seu organismos.

“Ao comer tubarão é a mesma coisa que colocar os metais pesados no nosso organismos e trazer vários danos à nossa saúde”, precisou a mesma fonte.

MC/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos