Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Beneficiários da Medida III do FPEF recebem informações para próximos passos

Nova Sintra, 28 Jul (Inforpress) – Os beneficiários da Medida III do FPEF – financiamento de Micro e Pequenos Projectos para jovens reuniram-se esta terça-feira, com o núcleo gestor da rede local Emprego e Empregabilidade da Brava e outros parceiros para a socialização de informações.

A informação foi avançada à Inforpress pelo coordenador da rede local, Mário Soares, explicando que este encontro serviu para a socialização e partilha de algumas informações gerais com os beneficiários.

Segundo a mesma fonte, o grupo de jovens apresentou planos na área do design e da publicidade, outros na expansão do comércio, em venda de produtos congelados, salão de beleza e padaria, ressaltando que já possuem algum investimento nas áreas de candidatura.

Conforme sublinhou Mário Soares, a medida III é um fundo de financiamento em que os beneficiários não estão sujeitos a juros nos Bancos Comerciais, mas devem comparticipar com 20 por cento (%) do valor total do investimento.

Esta comparticipação, conforme a mesma fonte, pode ser através de um extracto bancário neste valor, ou através de equipamentos que já tenham adquirido.

Já o valor do empréstimo, que vai de um mínimo de 250 mil escudos ao máximo de 500 mil escudos, o público-alvo, dentro do seu plano de negócio, opta por um valor neste intervalo.

Tendo em conta que os créditos serão solicitados nos bancos, Mário Soares garantiu que o Fundo de Promoção de Emprego e Formação (FPEF) serve como uma espécie de fiador que assegura os 80% do valor e os beneficiários os outros 20%.

A nível da documentação os beneficiários devem entregar um Plano de Negócio, factura pró-forma dos equipamentos que necessitam e também o preenchimento de um formulário.

Neste encontro, além dos possíveis beneficiários, estiveram presentes o representante da Pró Empresa na região Fogo e Brava, representante do programa Jovem@emprego, coordenador da rede local da Brava, consultor da rede e o assistente técnico nacional do programa.

Este plano é uma iniciativa da Rede local da Brava, com o suporte do programa CVE/081 da Cooperação Luxemburguesa.

MC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos