Brava: Alunos da ESET tiveram primeiro contacto com exercícios HIIT

Nova Sintra, 26 Jan (Inforpress) – Os alunos do 12º ano da Escola Secundária Eugénio Tavares tiveram sexta-feira uma aula diferente, com exercício Treino Intervalado de Alta Intensidade ou treino cárdio (High Intensity Interval Training HIIT).

Esta aula foi ministrada pelos monitores do programa Mexi Mexê, como forma de mostrar aos alunos uma nova forma de treinar que, segundo a monitora Neusa Carvalho, está sendo praticado em diversas partes do mundo e a ilha Brava “não pode ficar de fora”.

Conforme explicou Neusa Carvalho, este treino é composto por uma sucessão alternada entre períodos de esforço e períodos de recuperação.

Os exercícios são realizados por segundos, dependendo de qual público-alvo está-se a trabalhar. Se é iniciante ou não, e inclui alguns segundos de descanso.

Com este treino, de acordo com a monitora, os benefícios são vários e é possível ver os resultados em pouco espaço de tempo.

É um treino “muito bom” para os atletas, principalmente jogadores, porque ganham a resistência, velocidade e trabalha todas as capacidades físicas.

O HIIT “melhora a condição cardio-respiratória (aeróbia e anaeróbica), reduz a percentagem da massa gorda, mantendo a massa muscular, melhora pressão arterial, além de ser seguro para praticantes com patologias cardíacas, diabetes e com sobre-peso”, salientou a monitora.

Em princípio, de acordo com a fonte, o treino era para ser feito com os jogadores de futebol de 11 da ilha, mas como não foi possível, optou por escolher estes alunos, que já estão um pouco mais avançados e preparados para tais exercícios.

Também, por estarem habituados com aulas diferentes, o objectivo era de fazer com que eles sentissem os efeitos dos exercícios e experimentassem uma aula diferente.

Além de ser um treino diferente dos que costumam praticar nas aulas, os alunos gostaram da aula e de sair da rotina.

O grupo Mexi Mexê tem um plano para ser cumprido até o final deste mês, onde têm de realizar quatro exercícios. Já fizeram um com os idosos da ilha, outro com os alunos da Escola Básica de Nossa Senhora do Monte, sexta-feira estiveram com os alunos da ESET e hoje estarão na localidade de Furna, onde ministrarão uma mega aula de aeróbia.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos