Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: 26 pessoas terminaram uma acção de capacitação para árbitros de futsal

Nova Sintra, 17 Dez (Inforpress) – Um grupo de 26 pessoas terminou hoje uma acção de formação de árbitros de futsal de acordo com as regras da FIFA, iniciativa considerada o “pontapé de saída” para a organização de uma copa de futsal em 2019 na ilha.

O vereador da área do Desporto, Mário Soares, fez um “balanço positivo” desta formação, tendo em conta o “entusiasmo, o empenho e o engajamento” demonstrados pelos participantes.

O autarca considerou a formação como sendo “muito rica, cheio de conhecimentos”, momento que aproveitado para alguma reciclagem aos árbitros de futebol, tendo em conta algumas semelhanças entre as duas modalidades.

Após a formação, explicou o responsável, o próximo passo a ser dado é socializar o que aprenderam com outros interessados, também um encontro de socialização das leis da FIFA de Futsal com treinadores, jogadores e dirigentes das equipas de futebol, seguida de um torneio na ilha e, posteriormente, será criada uma comissão para dinamizar a copa.

Também, segundo Mário Soares, nas épocas festivas, em vez de realizarem torneio de futebolinho, serão realizados jogos de acordo com as leis do futsal da FIFA.

Artur Fortes, um dos participantes, elogiou a iniciativa, tendo em conta os conhecimentos adquiridos, afirmando desde que iniciaram a prática do futebolinho na ilha, não tinham beneficiado de nenhuma formação.

De acordo com este formando, vão aproveitar esta oportunidade e dinamizar um pouco mais a prática de outras modalidades na ilha, uma vez que o futebol de 11 é a única modalidade “praticada fluentemente” e o andebol que começou por ser reactivado.

A ilha Brava é a 4ª ilha no país a receber esta formação, que foi ministrada pelo técnico da Federação Cabo-verdiana Rildo Tavares, durante cinco dias.

MC/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos