Brasil quer Cabo Verde como porta de entrada para África Ocidental – Ministro (c/video)

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O Brasil quer que Cabo Verde funcione como porta de entrada dos brasileiros para África, em especial para África Ocidental, por forma a poder aproveitar as várias possibilidades nas áreas de investimentos, comércio e turismo.

Essa intenção foi manifestada hoje, na cidade da Praia, pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, no final de um encontro de trabalho com o seu homólogo cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, no quadro da sua visita oficial a Cabo Verde.

“Valorizamos muito esse papel que Cabo Verde tem estratégico de hub de turismo e transportes no meio do atlântico, isso é algo que abre imensas oportunidades para nós também no Brasil, dentro da nova política queremos desenvolver, e acho que é vital que Cabo Verde possa ser uma porta, uma ponte do Brasil com toda a África e muito especialmente com África Ocidental”, disse o governante brasileiro.

Ernesto Araújo afirmou que o Brasil está num momento de abertura económica e de abertura de possibilidades, sem precedentes, com novos acordos, novas iniciativas com o continente africano no centro das suas atenções.

“Nessa estratégia olhamos muito para África, para o nosso vizinho do outro lado do atlântico e o papel de Cabo Verde para nós é vital nessa estratégia de uma nova parceria com toda a África”, sustentou.

O ministro realçou o recente aumento das frequências das ligações áreas entre Cabo Verde e Brasil, uma situação que, na sua perspectiva, gera novas oportunidades não só de turismo, mas oportunidades económicas.

“Somente quando as pessoas podem viajar, estar presentes é que os negócios se desenvolvem e isso já nos coloca num novo patamar com Cabo Verde. Acho que será um ciclo virtuoso. Cada vez mais conexão, gerará cada vez mais negócios e intercâmbios e vice-versa”, disse.

Ernesto Araújo disse ainda que o seu país quer trabalhar também “muito” esse fluxo entre o Brasil e a Europa com Cabo Verde no centro, sendo certo que vocação maior é com a África.

Da parte cabo-verdiana, o ministro Luís Filipe Tavares adiantou que há uma convergência de pontos de vista em várias questões de cooperação. Para já afirmou que o país vai trabalhar para reforçar as relações comerciais bilaterais e incrementar as relações comerciais entre o Brasil e a CEDEAO.

“Eu disse há bocado ao senhor ministro que hoje a África é noiva do mundo. Americanos, russos, chineses, europeus querem casar-se com a África. Brasil também, e Cabo Verde quer levar o anel do Brasil para o casamento com a África. Cabo Verde vai trabalhar para fazer com que a presença do Brasil na CEDEAO seja mais forte”, adiantou o ministro cabo-verdiano.

A segurança foi outro assunto abordado entre os dois ministros. A intenção do governo brasileiro é de trabalhar a esse nível, de maneira renovada, a partir dos instrumentos de cooperação nas áreas de defesa e segurança já existentes.

“Reconhecemos os desafios que existem no combate ao crime, ao tráfico através do Atlântico, por exemplo. Queremos estar juntos com Cabo Verde que tem também um papel estratégico nesta dimensão para o bem dos nossos povos”, manifestou Ernesto Araújo.

O reforço da participação conjunta na CPLP, promoção da língua portuguesa, o reforço da cooperação nos diversos domínios, com destaque para saúde foram abordados nesse encontro que serviu também para falar da questão da mobilidade.

A visita do ministro das Relações Exteriores do Brasil, está enquadrada num périplo que o levará para outros países de África como Senegal, Nigéria e Angola com o intuito de debater temas relacionados com a defesa, segurança, comércio e investimento.

Antes do encontro de trabalho com Luís Filipe Tavares, o ministro brasileiro, Ernesto Araújo foi recebido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

 

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
    • Categorias

  • Galeria de Fotos