Braga acolhe comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com várias actividades 

Lisboa, 09 Jun (Inforpress) – O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado anualmente a 10 de Junho, terá as comemorações centrais na cidade de Braga, com a presença do Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cada ano, uma cidade é escolhida como sede das comemorações, onde o Presidente da República marca a sua presença, e, este ano, Marcelo Rebelo de Sousa irá ainda estar no Reino Unido junto das comunidades emigrantes portuguesas.

De acordo com o programa divulgado, muitas actividades, como desfiles, demonstrações militares e entregas de medalhas de mérito fazem parte do programa do Dia de Portugal em todo o país, e estão a decorrer desde o dia 06 até o dia 12 do corrente, visando “prestar homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo”.

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), na pessoa do seu secretário-geral, Vitor Ramalho, por sua vez, estará presente nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Olivença, Espanha, organizadas pela câmara municipal local, através da Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular, que assinala pelo sétimo ano consecutivo a data.

A data que assinala a morte do poeta Luís de Camões, autor de “Os Lusíadas”, considerada a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de Junho de 1580, começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, elevado pelo Estado Novo a feriado nacional, como o “Dia de Camões, de Portugal e da Raça”.

Com o 25 de Abril de 1974, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em 2016 o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi celebrado entre Lisboa e Paris, em 2017 entre o Porto e o Brasil, em 2018 entre os Açores e os Estados Unidos da América e em 2019 entre Portalegre e Cabo Verde.

Em 2020, por causa da pandemia da covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou as comemorações do 10 de Junho que estavam previstas para a Madeira e para a África do Sul, e em 2021, as celebrações do Dia de Portugal decorreram na Região Autónoma da Madeira.

DR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos