Bolsa de Valores de Cabo Verde realiza concurso académico “torneio da bolsa”

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVCV) realiza um concurso académico denominado “torneio da bolsa”, no âmbito da Global Money Week 2021, Semana Global do Dinheiro, que decorre de 15 a 26 deste mês nas plataformas digitais.

À Inforpress, a administradora executiva, Márcia Teixeira, explicou que o concurso é uma acção exclusivamente educativa e formativa, destinada a estudantes universitários regularmente inscritos em cursos de licenciatura em instituições de ensino superior, públicas e privadas, estabelecidas em Cabo Verde.

Avançou que o concurso estava previsto para 2020, mas o mesmo foi adiado para este ano, devido à pandemia da covid-19. 

“O torneio da bolsa consiste na realização de provas de conhecimento em áreas económicas e financeiras, realizadas em três fases, todas ‘online’, e irá premiar os três melhores colocados e as suas respectivas instituições de ensino superior, sendo que o primeiro lugar terá a oportunidade de realizar um estágio na Bolsa de Valores de Cabo Verde, por um período de seis meses”, informou.

A ideia é estimular e promover a educação e a literacia financeira entre os estudantes universitários, despertar a consciência da importância das questões financeiras e do investimento para a dinamização da economia, incentivar o hábito de poupança e identificar e incentivar e promover jovens talentos.

O evento deste ano decorre sob o lema “Cuide de si, cuide do seu dinheiro”, que Márcia Teixeira considera “bastante pertinente” no contexto em actual da pandemia da covid-19.

Se, por um lado, a resiliência financeira é um desafio, por outro, também é a saúde física e mental, daí ser fundamental conjugar ambos, justificou.

“Em contexto pandémico torna-se ainda mais premente a necessidade de cultivar e promover bons comportamentos e atitudes referentes à gestão dos recursos financeiros, o conhecimento dos diversos produtos e serviços para uma tomada de decisão consciente e segura”, apontou.

Márcia Teixeira considerou que a participação da BVCV na Global Money Week é importante para o desenvolvimento do mercado de capitais, na medida em que tanto maior é o desenvolvimento e dinamismo do mercado de capitais quanto maior for o nível de educação e literacia financeira em Cabo Verde.

Desde 2017 que a BVC participa na GMW em parceria com outras instituições, realizando acções de formação, palestras, visitas às instalações da BVC, essencialmente destinadas a estudantes do ensino secundário.

“De um modo geral, a avaliação e o retorno são positivos, tem sido cada vez maior o número de instituições parceiras, bem como o alcance, a nível de destinatários, das actividades, permitindo a realização de actividades diferenciadas e com diferentes públicos”, referiu.

A Semana Global do Dinheiro “Global Money Week” (GMW) é uma iniciativa da Child & Youth Finance International (CYFI), uma organização sem fins lucrativos sediada em Amesterdão, Holanda, e este ano tem como lema “Cuide de si, cuide do seu dinheiro”.

A Global Money Week é uma campanha mundial anual de sensibilização para a importância de assegurar que os jovens sejam desde muito cedo financeiramente consciente e adquirem gradualmente os conhecimentos, competências, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas, e em última análise alcançar o bem-estar e resiliência financeira.

Criado em 2012, a GMW é organizada pela International Network on Financial Education (Rede Internacional de Educação Financeira) da OCDE (OCDE/ INFE), e já chegou a mais de 170 países e economias de todo o mundo.

AV/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos