Boa Vista: Sociólogo defende necessidade de trabalhar jogadores e treinadores a nível emocional

Sal Rei, 12 Abr (Inforpress) – O sociólogo Nuno Melício defendeu hoje que, em Cabo Verde, é preciso trabalhar jogadores e treinadores a nível emocional e que estes têm que deixar de “inventar desculpas” pelos seus fracassos, e principalmente justificadas na arbitragem.

O sociólogo, que falava à Inforpress momentos antes de proferir uma palestra sobre “Equilíbrio emocional no desporto”, na cidade de Sal Rei, na Boa Vista, é de opinião que “assim como uma equipa treina o físico, a táctica e a técnica, também é preciso trabalhar a parte emocional”.

“Procuro sempre acompanhar o desporto a nível nacional. Não falo especificamente da Boa Vista, mas pela minha percepção a nível nacional, há ilhas que têm jogadores com emoções “mais à flor da pele” e que levam cartões desnecessário”, analisou Nuno Melício.

Este amante do futebol disse constatar que, “os jogadores, actualmente, copiam muito no futebol internacional, e reconhece que “é preciso terem outra conduta para melhor desempenho dos seus potenciais”.

“Encontram-se pessoas com grandes potenciais e caem na disparatada de justificar os seus fracassos no momento, por condutas que não são nada adequadas para o bem dos seus desempenhos ou para o bem do desporto a nível nacional”, afirmou Nuno Melício, que durante a palestra procurou avaliar a inteligência emocional e sensibilizar os profissionais do futebol a terem melhor conduta quando em competição no futebol.

O sociólogo alertou para a necessidade de tratar a impulsividade dos jogadores que, segundo ele, muitas vezes, “acabam por atrapalhar toda a tácita, técnica e a organização de uma equipa”.

Nono Melício discerniu ainda sobre formas de controlar as emoções no momento de tensão no jogo, nomeadamente nas provocações que os jogadores enfrentam no antes, depois e após as partidas de futebol. Falou-se ainda em como em ser mais paciente durante os momentos difíceis, e lidar com a impulsividade.

VD/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos