Boa Vista: Sensibilização na peixaria municipal marca arranque da agenda de actividades do “Outubro Rosa”

Sal Rei, 13 Out (Inforpress) – A peixaria municipal na cidade de Sal Rei foi escolhida para arranque hoje das actividades de sensibilização para consciencializar e alertar a sociedade sobre prevenção e diagnóstico precoce dos cancros da mama e útero, inserido no “Outubro Rosa”.

A informação foi avançada à Inforpress pela enfermeira Raquel Silva, da Delegacia de Saúde da Boa Vista, que explicou que esta acção de sensibilização se enquadra nas actividades de saúde reprodutiva, mais precisamente na agenda do programa “Outubro Rosa”.

Trata-se de um evento promovido todos os anos para consciencializar e alertar às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das referidas doenças, que vai decorrer até quinta-feira, 28, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista.

Segundo a enfermeira, as razões da escolha da peixaria do mercado municipal para início das actividades advém do facto de se tratar de um local com “um número significativo” de mulheres.

No local, as vendedeiras de peixe estiveram em conversa com a enfermeira que explicou sobre a importância da prevenção do cancro de mama, nomeadamente com a própria apalpação mamária, e ainda a relevância de consultar periodicamente um médico ginecologista, para análises e exames de despiste das doenças.

“Peço para que todas as mulheres irem a consultas regulares nos ginecologistas, ou que dirigem as instalações da saúde reprodutiva, sempre que necessário, ou em caso de quaisquer sinais de alerta, para que estejam sempre prevenidas e conseguir diagnosticar precocemente e tratar algum caso de câncer do colo do útero, e ou de mama”, apelou, durante a palestra, agradecendo a presença das peixeiras que estiveram atentas colocando as dúvidas e questões.

E para cumprir a missão de descentralizar as actividades, a enfermeira disse que pretendem fazer chegar palestras a todos os povoados da ilha, e que para a tarde de hoje será contemplada a zona de Povoação Velha.

Na segunda-feira, 18, será a vez da localidade de Boafereira acolher o “Outubro Rosa” e, na terça-feira, 20, o programa regressa à cidade de Sal Rei, com palestra e torneiro de futsal feminino entre funcionários da Delegacia de Saúde e da Câmara Municipal da Boa Vista.

Ainda enquadrado no “Outubro Rosa, Raquel Silva disse na quarta-feira, 21, haverá palestra no Norte da ilha, seguido de apresentação de uma peça de teatro alusivo ao tema, com o grupo teatral Alcateia.

Na segunda-feira, 25, e quarta-feira, 27, as pessoas dos povoados de Rabil e Estância de Baixo também terão oportunidade de assistir a palestras alusivas a consciencialização e prevenção dos cancros de mama e útero.

Para fechar a agenda do programa “Outubro Rosa”, na ilha da Boa Vista, na quinta-feira, 28, no Centro de Arte e Cultura (CAC), na cidade de Sal Rei, será apresentado os membros do Núcleo da Liga Contra o Cancro da ilha da Boa Vista, seguido de uma palestra e apresentação de peça teatral do grupo teatral Alcateia.

VD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos