Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Sensibilização na peixaria municipal marca arranque da agenda de actividades de Outubro Rosa

Sal Rei, 13 Out (Inforpress) – A peixaria municipal, em Sal Rei, foi o lugar escolhido para arranque hoje das actividades de sensibilização, consciencialização e alerta à sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos cancros de mama e útero, inserido no Outubro Rosa.

A informação foi avançada, à Inforpress, pela enfermeira da Delegacia de Saúde da ilha da Boa Vista Raquel Silva, que explicou que esta acção de sensibilização se enquadra nas actividades de saúde reprodutiva, mais precisamente na agenda do programa Outubro Rosa, promovido todos os anos, para consciencializar e alertar às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das referidas doenças.

A mesma notou que os eventos acontecem até quinta-feira, 28, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV).

Justificou a escolha da peixaria do mercado municipal para início das actividades com o facto de no local ter um número significativo de mulheres, às quais se pretendia levar a mensagem de sensibilização e consciencialização através de informações sobre a prevenção do cancro do útero e de mama.

A importância da prevenção do cancro de mama, nomeadamente com a própria apalpação mamária, e ainda a relevância de fazer periodicamente consultas num médico ginecologista, para análises e exames de despiste de cancro de mama e de útero foram algumas das informações transmitidas.

E para cumprir a missão de descentralizar as actividades, a enfermeira disse que pretendem fazer chegar essas palestras a todos os povoados da ilha. Para tal, informou que, hoje, à tarde, será a vez da zona de Povoação Velha acolher uma acção de sensibilização.

A mesma comunicou que na segunda-feira, 18, será a localidade de Bofareira a acolher o Outubro Rosa, e na terça-feira, 20, o programa regressa à cidade de Sal Rei, com palestra e torneiro de futsal feminino entre funcionários da Delegacia de Saúde e da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV).

 Ainda no programa Outubro Rosa, Raquel Silva contou que na quarta-feira, 21, haverá uma palestra no Norte da ilha, seguindo-se a apresentação de uma peça de teatro alusivo ao tema com o grupo teatral Alcateia.

A enfermeira acrescentou que, nos dias 25 e 27 deste mês, as pessoas dos povoados de Rabil e Estância de Baixo também terão oportunidade de assistir a palestras alusivas a consciencialização e prevenção dos cancros de mama e de útero.

E para fechar a agenda do programa Outubro Rosa na ilha da Boa Vista, na quinta-feira, 28, no Centro de Arte e Cultura (CAC), na cidade de Sal Rei, será apresentado os membros do Núcleo da Liga Contra o Cancro da ilha da Boa Vista, seguido de uma palestra e apresentação de uma peça teatral do grupo teatral Alcateia.

VD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos