Boa Vista: Seis artistas recebem medalhas de mérito cultural

Sal Rei, 11 Mar (Inforpress) – Seis artistas da ilha da Boa Vista receberam na quinta-feira, em Sal Rei, medalhas de 2º Grau de Mérito Cultural, distinção do Governo de Cabo Verde pelo tributo prestado à cultura cabo-verdiana.

João Ramos Brito, Luísa Santos Mosso, José Carlos Mosso, Luísa Silva Ramos, Manuel de Jesus Ramos Brito e Pancrácio da Cruz Tomar, foram os homenageados numa cerimónia presidida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Na ocasião, o governante salientou que é uma homenagem de todos para os artistas que, com a condecoração, serão alguns dos imortais da cultura cabo-verdiana.

Considerando o acto o ponto alto da sua visita à Boa Vista, Abraão Vicente enalteceu o facto de conseguir vivenciar e ver nos olhos dos homenageados e agradecê-los pelo empenho que, estando firmes, dirigiram-se ao Centro de Artes e Cultura (CAC) para tomar medalhas pela dedicação à cultura do povo das ilhas.

“É um orgulho ser eu, como ministro da Cultura, a homenagear-vos em nome do povo cabo-verdiano e é um privilégio, por isso, obrigado pela contribuição que deram para a cultura de Cabo Verde”, reiterou, observando que os distinguidos devem ser “espelho e orgulho” para as próximas gerações.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Vista, Cláudio Mendonça, manifestou a sua alegria por ver pessoas da Boa Vista que defenderam e lutaram pela cultura nesta ilha a serem condecoradas.

“Com o espírito e amor para a morna, para o artesanato, para tocar os nossos instrumentos musicais que hoje temos aqui pessoas que a seus tempos aprenderam, cantaram e apreenderam com pessoas de outras gerações”, realçou.

Para o autarca, o reconhecimento veio “em bom momento” pela condecoração de “grande significado para cada munícipe”, e, principalmente para a câmara municipal, tendo-se congratulando com o facto da cultura da Boa Vista ter ficado “melhor desenhada” com esta homenagem.

“Desejo-vos sucessos, acreditamos que ainda têm muito para dar para a cultura cabo-verdiana e esperamos muito mais de vós”, pontuou.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos