Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Boa Vista: Secretário-geral dos jovens da Internacional Socialista disse apercebe-se de que na ilha há muitos jovens activos

Sal Rei, 11 Out (Inforpress) – O secretário-geral da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY), Bruno Gonçalves, afirmou hoje aperceber-se de que na Boa Vista há muitos jovens activos na politica, mas defendeu que se deve aumentar esta participação para melhor construir o país.

Bruno Gonçalves fez estas considerações em conferência de imprensa, na cidade de Sal Rei, após o primeiro dia de visita à ilha da Boa Vista, dos cinco que vai cumprir em Cabo Verde, para conhecer a realidade da juventude do arquipélago.

Acompanhado do presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, (JPAICV), Fidel de Pina, o líder da IUSY manteve contactos com jovens da localidade de Rabil, do bairro da Boa Esperança, para além de encontro com a Associação de Estudantes Residentes Fora da Boa Vista (AERFBV) e com algumas lideranças juvenis, em conjunto com a direcção da juventude da Câmara Municipal da Boa Vista.

Após estes conctatos, alguns deles informais, Bruno Gonçalves disse aperceber-se de que a ilha tem muitos jovens activos na política.

À imprensa defendeu que é preciso uma juventude muito mais activa, que entenda a importância da participação na vida política para “construir melhor o país”.

Sobre o encontro com o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, o secretário-geral da IUSY contou que abordaram o impacto que os números do desemprego tiveram na ilha, sobretudo no sector do turismo.

Destacou as consequências globais e locais da crise pandémica da covid-19, que não afectou a todos de igual forma, mas que se incidiu, no caso, principalmente nos jovens e mulheres, as camadas da sociedade mais prejudicadas em Cabo Verde, segundo sublinhou.

“Portanto, as medidas que vamos precisar de encontrar para o futuro também com estes líderes jovens são, acima de tudo, medidas de recuperação que permitam que as pessoas que mais sofreram sejam as que também estão na linha da frente desta recuperação”, afirmou.

Bruno Gonçalves, que é o primeiro português a conquistar o cargo de secretário-geral da União Internacional das Juventudes Socialistas, defendeu que de outra forma, se corre o risco de ter uma sociedade cada vez mais desigual, sublinhando ser este exatamente o oposto do princípio que o PAICV, a JPAICV e a IUSY têm combatido nos últimos anos.

E ainda sobre a crise que a pandemia trouxe a diferentes países, sobretudo para o sector do turismo, afirmou que se deu espaço para reflexão sobre os novos desafios naturais do emprego, da saúde mental, entre outros desafios, como o da actividade desportiva, “importante para uma saúde mais sã”.

“É uma honra receber o jovem e líder mundial em visita ao país, que se enquadra num um périplo mundial que tem vindo a fazer pelo mundo”, disse, por sua vez, o presidente da JPAICV, Fidel de Pina, agradecendo o visitante por ter colocado Cabo Verde na agenda destas visitas.

O líder da juventude do PAICV explicou ainda que se decidiu programar esta visita à ilha da Boa Vista com intuito de expandir a agenda para outros pontos do país, para que o líder da IUSY pudesse conhecer a realidade e aspirações dos jovens de outras ilhas, no caso particular da ilha da Boa Vista.

A visita deste líder da organização mundial juvenil (IUSY) à ilha da Boa Vista termina nesta terça-feira, dia que regressará à ilha de Santiago para retomar a sua agenda de contactos locais.

Bruno Gonçalves tem previstos encontros com os presidentes das câmaras municipais da Ribeira Grande de Santiago, Santa Cruz e o presidente da Assembleia Nacional, tendo já efectuado antes, naquela ilha, contactos com o presidente do PAICV, Rui Semedo, e com o ex-presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires.

VD/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos